< Voltar

Aumento do consumo de peixe na quaresma ajuda restaurante

Publicada dia 07/04/2022 às 11:28:21

aumento-do-consumo-de-peixe-na-quaresma-ajuda-restaurante


A quaresma é uma época onde o consumo de pescados se eleva. É o período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa, uma das penitências é a substituição de carne por peixe.

Em Santa Cruz do Rio Pardo o restaurante Sabor da Tilápia, que tem como carro chefe os pratos de peixes, sente um grande aumento de vendas neste período. Responsável pelo setor administrativo e financeiro, Caroline Carvalheiro explica que a quaresma sempre foi o período em que vendem mais peixe. “Mesmo com a pandemia sentimos as vendas aumentarem na quaresma, mas este ano estamos com uma expectativa melhor ainda”, revela.

Caroline explica que com o retorno gradativo das atividades já sentiram um aumento considerável no movimento, mas ainda precisam de mais para retomar ao que era antes da pandemia. Ela alega que, mesmo chamando o público, ainda não têm o mesmo que antes.

Com o aumento do preço da carne bovina, Caroline enxerga um aumento no consumo do peixe mesmo entre os não-religiosos. “Ultimamente até o peixe está caro, mas mesmo assim a procura está sendo maior que da carne”, afirma. No período da quaresma o restaurante aumenta as opções de pratos com peixes. Fazem bacalhoada, peixe assado, além do já tradicional filé de tilápia frito.

Antes da pandemia existia a quinta da peixada, quando semanalmente existia a opção de pagar um valor fixo e comer a vontade diversos tipos de peixes, inclusive pratos orientais. Agora eles estão tentando retomar o costume fazendo uma quinta-feira ao mês. A ideia é ir sentindo a aceitação do público e o retorno gradual para então voltar semanalmente.

O restaurante possui 17 funcionários e todos foram mantidos, mesmo durante a pandemia. Caroline revelou que foi preciso se adaptarem para focar no delivery no período em que tudo estava fechado. Eles chegaram a aumentar o número de entregadores por conta do aumento de demanda de entrega.