Jornal Atual
< Voltar

Special Dog Company lança programa “De igual para igual” em prol da inclusão e diversidade

Publicada dia 01/07/2021 às 15:11:56

special-dog-company-lanca-programa-de-igual-para-igual-em-prol-da-inclusao-e-diversidade


A Special Dog Company, que desde 2019 passou a integrar a Rede Brasil do Pacto Global - iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU - assumiu a responsabilidade de evoluir com a Agenda 2030, que busca, entre vários temas, reduzir as desigualdades. Seguindo esse rumo, a companhia lança o programa “De igual para igual”, um programa de inclusão e diversidade, que visa garantir um ambiente de trabalho livre de preconceitos e discriminação.

Liderado por João Paulo Figueira, Gerente de Desenvolvimento Sustentável, o programa possui um comitê específico, formado por colaboradores da empresa. “Começamos, na prática, com a formação deste grupo. Formamos um grupo diverso, pois acreditamos que a pluralidade de experiências e pontos de vistas proporcionam decisões mais assertivas, que beneficiam a coletividade”, conta Figueira. Fazem parte do comitê: Janaína Polônio (Qualidade); Márcio de Jesus (Trade Marketing); Daniela Silva (SAC); Márcio Pagnan (Indústria); Fabia Lima (RH) e Evelyn Soave (Compras).

Segundo Figueira, a companhia iniciou a abordagem para inclusão e diversidade há alguns anos, através de seus canais internos de comunicação. Naquele momento, passou a comunicar a importância do respeito às diferenças, à tolerância e ao enfrentamento ao preconceito e discriminação.

“Acreditamos que respeito é lidar e conviver com as diferenças, de forma pacífica, mesmo discordando. É praticar a tolerância e evitar os preconceitos, pautando-se pela dignidade, equidade e liberdade. Entendemos que, quanto mais diversa e inclusiva a Special Dog Company for, mais representará a nossa comunidade, beneficiando, dessa forma, a todos, e impactando positivamente nos negócios”, ressalta.

Recentemente, a primeira grande meta do programa “De igual para igual” foi assumida: elevar o número de mulheres em cargos de liderança. Através do “Equidade é prioridade”, da Rede Brasil do Pacto Global, buscaremos saltar de 21% para 30%, até 2025.

Ainda no início do programa, o comitê de Inclusão e Diversidade da Special Dog Company caminha com a produção de um ‘Censo’, ferramenta aplicada em forma de um questionário que trará um diagnóstico sobre quem são as pessoas que compõem o público interno da empresa. Todos os colaboradores foram convidados a participar dessa importante ação, que se estendeu até o final do mês de maio. O relatório final deve ser finalizado em agosto de 2021. Com ele, além de um raio-X da companhia, o grupo receberá indicações de ações para o atual cenário.

“O diagnóstico será que grande valia, pois é a partir dele que o comitê definirá o planejamento e priorizará as etapas do plano de ação. O censo nos ajudará não apenas a conhecer melhor nosso público, mas também todas as importantes Interseccionalidades e como estas estão sendo valorizadas em nossa empresa”, explica João Paulo Figueira.

A criação do Programa ‘De igual para igual’ é um marco importante na jornada de inclusão e diversidade da companhia e deixa claro seu compromisso de evoluir nesta agenda, contribuindo para uma sociedade cada dia mais justa e equalitária.