Jornal Atual
< Voltar

Feira do livro retorna para sua 8ª edição

Publicada dia 19/09/2022 às 14:22:30

feira-do-livro-retorna-para-sua-8-edicao


A tradicional Feira do Livro de Santa Cruz (FLISC) está de volta para sua 8ª edição - entre dias 21 a 23 de setembro, o Colégio Camões irá promover o evento pela primeira vez em quatro anos, homenageando a Semana de Arte Moderna que completa 100 anos em 2022. Por conta da pandemia, a Feira, que acontece de forma bienal e teve sua última edição em 2018, teve que ser adiada por mais dois anos.

O evento que cresce a cada ano, é uma parceria que conta com o apoio e a realização entre o Colégio, empresas santa-cruzenses, a Prefeitura Municipal, Secretarias Especial da Cultura e o Ministério do Turismo.

Segundo Beatriz Yoshioka, Mariana Rosa e Jonas da Costa, alunos do Colégio e responsáveis pela divulgação da Feira, há um grande envolvimento dos alunos na realização e organização da FLISC. Eles participam desde os preparativos, que começam meses antes, até na hora das apresentações e bastidores do evento.

A Feira é gratuita e irá contar com diversas oficinas, apresentações, rodas de conversas e salas temáticas com conteúdos que variam de acordo com a faixa etária de cada público-alvo.  “Para os adultos, por exemplo, os principais convidados são Viviane Mosé, Professor Nino Paixão e Leonardo Medeiros. Já para as crianças são Mary e Eliardo França, além da Heloisa Prieto”, conta Mariana.

A programação também conta com contação de histórias com a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, o espetáculo “O Menino Gigante” do Centro Cultural Special Dog, e um bate papo com Richard Blair, filho do autor George Orwell, que será realizado de maneira virtual.

No local será possível encontrar tendas com a vendas de livro, além da venda de panos de pratos em prol da Santa Casa da cidade. Uma outra iniciativa é a banca de troca de livros, que funcionará durante todos os dias da Feira. Nela, o intuito é levar um livro que o leitor quer desapegar e trocá-lo por um novo, de forma gratuita.

A FLISC contará com alguns eventos descentralizados, que irão acontecer na Associação Comercial de Santa Cruz e na Biblioteca Municipal.  Para algumas oficinas, é necessário realizar previamente a inscrição. A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do avento, que pode ser acessado clicando aqui.