< Voltar

Reflexos inflacionários da pandemia

Publicada dia 22/09/2021 às 10:22:11

reflexos-inflacionarios-da-pandemia


Passados aproximadamente 18 meses de pandemia, estamos vivenciando um processo de aumento de preços e serviços, e isso por consequência, ocasionam uma aceleração do processo inflacionário.

Para aqueles que conviveram nos anos 80 com os altos índices inflacionários, só a perspectiva de crescimento da inflação já causa preocupações.  Contudo, é bom entendermos que as situações vividas na época inflacionária são totalmente diferentes que hoje nos apresenta.

A pandemia afetou fortemente todos os países, e isso gerou reflexos inflacionários nas economias do mundo todo. Países com economias mais fortes sofreram menos, porém, nenhum país ficou imune a escassez de abastecimento e altas dos preços de alimentos. Os efeitos inflacionários atingiram todos os países, e o Brasil não é diferente, mesmo porque nossa economia tem forte influência do capital externo, exportações e importações.

As políticas de restrições impostas por ocasião da pandemia, tiveram forte impacto na produção industrial, no comércio e nos demais setores da economia, nas exportações e importações. Era inevitável que isso afetaria os preços e os serviços, por consequência o aumento da inflação.

O maior impacto da inflação é sentido nos preços de alimentos, principalmente na cesta básica, combustíveis, gás de cozinha e serviços. Mesmo o Brasil sendo um grande produtor de alimentos, e a agricultura não parou de produzir na pandemia, os preços de alimentos sofrem grande influência dos combustíveis e insumos, impactados pela alta do dólar.

Embora as projeções de inflação estão em torno de 7,27%(boletim Focus), algumas medidas vêm sendo implementadas para amenizar os efeitos inflacionários. As reduções de impostos federais nos combustíveis, zerando no gás de cozinha, bem como proposta da equipe econômica, em estudo no legislativo, para um ICMS fixo e unificado nos combustíveis, são ações que podem minimizar os efeitos inflacionários.

Esperamos que as medidas já colocadas em prática, bem como, as propostas encaminhadas para o legislativo, sejam aprovadas e implementadas. É certo que a pandemia ainda não foi vencida, porém é necessário, mesmo de forma gradual e com cuidados, uma retomada da economia, geração de posto de trabalho e aumento da renda.

Até mais.