< Voltar

Por que me preocupar com finanças?

Publicada dia 10/06/2022 às 10:15:18

por-que-me-preocupar-com-financas-


Caro leitor (a),

A educação financeira é um processo de aprendizagem, ou seja, é entender como funciona o mundo do dinheiro, saber lidar com o orçamento pessoal, além de desenvolver as práticas e hábitos no dia a dia para gerenciar os recursos financeiros.

Sou jovem: Por que me preocupar agora com finanças?

Pesquisas mostram que 70% das famílias estão de alguma forma endividadas, não possuem um controle das finanças e mês a mês vem passando por dificuldades.

As pesquisas realizadas com pessoas, na sua maioria, já com uma certa idade, mostram que quando jovens não pensavam ou não buscavam conhecimento sobre finanças. Quase a maioria dos entrevistados “reclamam” que não tiveram oportunidade, informação ou ensinamentos relativos às questões financeiras quando jovens.

Estas pesquisas refletem a realidade brasileira, não temos a cultura de uma educação financeira na juventude.

Seguimos um ciclo de vida financeira, onde até aos 20 anos de idade, nós somos supridos de nossas necessidades pelos pais, somente após os 20 anos é que vamos pensar em nossos objetivos.

A educação financeira é algo fundamental para todas as pessoas, principalmente para os mais jovens. Saber lidar com as receitas e despesas é indispensável para atingir os objetivos, cuidar da saúde física e mental, poder fazer um planejamento para o futuro e viver de forma mais tranquila.

Precisamos, portanto, buscar conhecimento e aplica-lo no dia a dia, com planejamento, controle e atitudes. Entender o princípio básico da educação financeira, ou seja, “não gastar mais do que se ganha”.  

Até mais