< Voltar

Ano Novo: Renova-se as esperanças!

Publicada dia 31/12/2021 às 10:38:59

ano-novo-renova-se-as-esperancas-


Caro leitor (a),

Chegamos ao final de mais um ano, não foi um ano fácil, continuamos com os desafios impostos pela continuidade e agravamento da pandemia que assolou o mundo.  Ações foram implantadas na busca de alternativas para amenizar os impactos na saúde e na economia.

Iniciou-se em janeiro o processo de vacinação da população, porém, outras medidas foram tomadas para conter a evolução do contágio. Entre acertos e erros, as medidas de restrições no comércio e indústria, impactaram sobremaneira a economia do país e, por consequência a vida financeira da população.

Com medidas de auxílio governamental como o bolsa emergencial, desoneração de folha de pagamento das empresas e outras medidas, ajudaram nos momentos mais difíceis, evitando demissões e principalmente as necessidades básicas dos mais vulneráveis.

Mesmo com todas as medidas o impacto na economia foi grande, iniciamos o ano com boas perspectivas, previsões de alta no PIB, índices de inflação na casa de um dígito e Selic nos menores patamares, porém as expectativas não se concretizaram.

Terminamos o ano com índices de inflação em alta, chegamos na estimativa de aproximadamente 10% e Selic em 9,25% na última reunião. Segundo analistas econômicos, a alta da inflação deve-se as dificuldades de matéria prima, de abastecimento e alta sensível do dólar, além de outros fatores econômicos e políticos.

Porém, com a chegada do Ano Novo, as esperanças são renovadas. É natural que o espírito da renovação traga esperanças de mudança de cenário, novas perspectivas, novos projetos pessoais e familiares, e isso é sempre importante.

Isso não é diferente para a economia, o mercado também trabalha com perspectivas otimistas para o cenário econômico, com o controle inflacionário e redução da Selic de forma gradativa.

Para o projeto pessoal, o novo ano nos traz a oportunidade de rever o nosso controle financeiro e projetar novas ações para a melhoria e concretização de novos projetos. Não podemos esquecer que as dificuldades nos proporcionam oportunidades, de melhorar, de crescer e atingir os objetivos.

Ano Novo, renova-se as oportunidades, tenhamos esperança e busquemos a realização do nosso melhor.

Feliz Ano Novo, Feliz 2022 !!!