< Voltar

Uso exagerado de filtros em fotos pode ser alerta

Publicada dia 16/09/2019 às 14:28:38

Thaís Balielo

uso-exagerado-de-filtros-em-fotos-pode-ser-alerta


Como resistir à tentação de usar filtro quando se faz uma selfie? Os recursos de alteração de imagem de uma fotografia são inúmeros. Trata-se de uma forma de maquiagem virtual, da qual muita gente não vive mais sem. A psicóloga Lívia Maria Ortega falou com o Atual sobre o tema.

Ela lembra que a busca pela beleza sempre existiu, o que muda é qual é essa beleza ideal em cada época e cultura. Ela acredita que a beleza hoje tida como ideal é inatingível e pode gerar frustrações. O filtro é uma forma de atingir essa beleza plastificada e até mesmo robótica, que é impossível na realidade.

A psicóloga lembra que os filtros são uma vertente de outros procedimentos como preenchimento, botox, muita cobertura de maquiagem e outras alterações. “Cada vez mais os jovens estão colocando botox. As pessoas não querem linhas de expressão, sendo que é através delas que nos expressamos. O filtro plastifica, tira suas características humanas, deixa parecido com uma boneca”, argumenta.

Lívia aponta que quando a pessoa não consegue se livrar do filtro é sinal que não se aceita. “É uma incapacidade de lidar com a própria imagem. A maquiagem também pode ter esse papel. A pessoa usa uma base que cobre tudo e depois vai reformulando os seus traços. Não deixa de ser um filtro. Desta forma, o nosso olhar para nós mesmos não é acolhedor. Queremos tirar nossas características”, afirma.

As pessoas têm que entender o processo de envelhecimento. “Quando a gente é criança, faz coisas de criança, usa roupas de criança e assim por diante. Não é saudável querer consumir produtos da idade que não é mais nossa. É preciso entender a beleza em todas as etapas da vida. Se não está conseguindo passar para a próxima etapa, tem algo errado”, alerta.

Lívia lembra que o conceito de beleza pode mudar. “Precisamos entender que é um conceito. O problema do conceito é que ele é exclusivo. O ser humano não tem um padrão, somos diversos. Porém, não estamos conseguindo entender essa diferença. As pessoas que fazem parte da diferença, ou seja, quase todos, acham que têm algum problema, mas o problema é o conceito. Você não vai atingir nunca a beleza ideal e vai sempre achar que é um fracassado”, lamenta.