< Voltar

Urticária é uma doença de pele muito comum

Publicada dia 13/11/2018 às 17:51:29

Arquivo Pessoal

urticaria-e-uma-doenca-de-pele-muito-comum


Urticária é uma doença de pele relativamente comum caracterizada pela liberação desenfreada de histamina por células do nosso corpo chamadas de mastócitos. Essa histamina faz com que apareçam lesões na pele avermelhadas e que coçam muito. A dermatologista Jéssica Bragança explica que essa é uma doença muito comum nos consultórios.

O aparecimento destas lesões pode ser devido a uma reação alérgica a alimentos, medicamentos ou a infecções. Em crianças a principal causa é por infecções. Jéssica alerta ainda que quando a urticária dura mais que seis semanas é preciso realizar exames laboratoriais. Nestes casos a doença pode estar relacionada a doença da tireoide, lúpus ou infecções crônicas.

Porém, a médica explica que nestes casos da urticária persistente geralmente não é encontrada a causa e, então, é chamada de urticária crônica idiopática espontânea. “Ela pode durar uma vida toda”, afirma.

Os principais sintomas da urticária são lesões avermelhadas com muita coceira que ao longo do dia somem, mas que aparecem em outros lugares do corpo. Outro fator que pode desencadear a urticária é o exercício físico ou banho quente. Neste caso é chamada de urticária colinérgica. Outro tipo é a desencadeada por atrito ou pressão de objetos, o chamado dermografismo.

O principal tratamento se dá com antialérgicos por via oral. Pode ser usado corticoide via oral ou injetável, mas por curtos períodos. “Em alguns casos em que não conseguimos controle com essas medicações temos que usar medicamentos mais fortes como imunossupressores”, exemplifica.

Jéssica ressalta a importância de procurar um profissional especialista para o tratamento correto da doença.