< Voltar

Tratamento osteopático alivia as dores da hérnia de disco

Publicada dia 30/03/2020 às 20:05:04

Arquivo Pessoal

tratamento-osteopatico-alivia-as-dores-da-hernia-de-disco

Diego Singolani


Entre os problemas associados às dores nas costas, a hérnia de disco é um dos mais comuns. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de cinco milhões de brasileiros sofrem com essa doença, que é a segunda maior causa de afastamento do trabalho no País, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. Muitas pessoas protelam a ida a um profissional da saúde, convivendo com a dor durante décadas, sendo que os tratamentos hoje disponíveis promovem melhoras significativas. Um dos mais utilizados recentemente é a osteopatia.

A técnica osteopática busca organizar toda a coluna e identificar os locais que não estão realizando suas funções de maneira adequada no corpo. Os problemas podem ocorrer por diversos motivos, como cicatrizes, problemas nas vísceras e até nos pés. O fisioterapeuta Marcos Gonçalves, especialista em osteopatia, explica que a coluna vertebral é formada por 24 vértebras e entre elas existem os discos intervertebrais. “O disco é uma estrutura composta principalmente de água, cerca de 85%. Uma de suas principais funções é amortecer as vértebras. Ao longo do dia, devido às sobrecargas gravitacionais recebidas por ele, o disco perde água e o indivíduo pode ter uma diminuição de até dois centímetros de sua altura”, afirma Marcos.

À noite, durante o sono, ocorre a reabsorção de líquido pelo disco e sua volta ao estado normal, podendo novamente realizar sua função de amortecimento no dia seguinte. “Por isso a importância de dormirmos com um bom posicionamento da coluna, para não sobrecarregarmos nosso disco”, alerta o especialista. A hérnia é a principal disfunção que atinge o disco invertebral. Ela é uma falha na parede do disco, fazendo com que surja uma herniação, uma espécie de protuberância na lateral. “Essa hérnia pode causar dor no próprio disco e também pode comprimir a raiz nervosa que sai da medula, causando uma dor que irradia sobre o nervo”, diz Marcos.

Nem toda a hérnia de disco, porém, dói. Cerca de 20% da população tem o problema e é assintomática.  Entre os que padecem do desconforto, estudos mostram que em 66% dos casos as hérnias podem ser reabsorvidas com um tratamento conservador como a osteopatia. “A osteopatia é uma área da fisioterapia que avalia o paciente buscando suas disfunções primárias. Com isso pode trazer uma melhora rápida dos sintomas. Dores na coluna têm uma tendência de melhora, em média, após três sessões”, afirma Marcos.