< Voltar

Terçol requer cuidados simples para cura

Publicada dia 26/02/2019 às 18:27:48

Ilustração

tercol-requer-cuidados-simples-para-cura


O terçol é um problema comum e a maioria das pessoas já teve ao menos uma vez na vida. O cuidado é simples, mas quando o problema fica frequente pode ser preciso o uso de antibióticos. O terçol é uma infecção ou inflamação das glândulas que produzem gordura nas pálpebras, ao redor dos cílios. Esta infecção normalmente é causada por bactérias que já vivem em nossa pele, como a estafilococos, e não por pegar de outra pessoa.

Esta inflamação não é contagiosa e, por isto, não passa para outras pessoas e não afeta o outro olho. Algumas pessoas podem ter o terçol repetidamente, assim como acontece no furúnculo. Neste casos, especialistas apontam que o problema está, provavelmente, sendo causado por alguma bactéria mais resistente, e pode ser necessário o uso de antibióticos, receitados pelo oftalmologista.

As pessoas que tem mais propensão a desenvolver o terçol são os adolescentes, pela variação hormonal da idade; gestantes, pela alteração hormonal deste período; crianças, por coçar os olhos com as mãos sujas e pessoas que usam maquiagem diariamente, por facilitar o acúmulo de secreção. Além disto, pessoas que não fazem uma higiene adequada dos olhos, deixando acumular muita secreção, têm maior chance de desenvolver o terçol.

Para evitar o terçol é preciso fazer bem a higiene dos olhos ao acordar; sempre retirar a maquiagem no final do dia; evitar coçar ou levar as mãos aos olhos com frequência e sempre lavar as mãos e higienizar bem as lentes de contato ao usá-las.

Tratamento – Um excelente remédio caseiro para o terçol consiste em aplicar compressas mornas no olho durante 5 minutos, pois isso ajuda a aliviar a congestão da inflamação, facilitando a saída de pus e a redução da dor e da coceira. Porém, outros remédios, como a camomila, a babosa e, até, o shampoo de bebês, podem ser utilizados.

Sintomas – Os principais sintomas do terçol são sensibilidade e dor na borda da pálpebra; surgimento de uma pequena área arredondada, dolorosa e inchada, com um pequeno ponto amarelo no centro; aumento da temperatura na região; sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos.

Quando procurar o médico? - Para identificar se o terçol está mais grave e procurar atendimento médico, deve-se ficar atento a alguns sinais, como: a inflamação se espalhar pelo rosto, apresentando uma área grande vermelha, quente e dolorosa, olhos muito vermelhos e irritados, visão diminuída e caso a lesão não desaparecer em 7 dias.