< Voltar

Técnica de massagem indiana pode trazer sono tranquilo e alívio das cólicas

Publicada dia 24/04/2018 às 12:09:07

Carol Leme

tecnica-de-massagem-indiana-pode-trazer-sono-tranquilo-e-alivio-das-colicas


Foi observando uma mãe massagear o seu bebê todos os dias na Índia que um médico francês acabou dando nome a um conhecimento milenar que passou de mãe para filha no país hindu. O nome da mãe, Shantala, acabou dando vida à técnica que hoje ganhou maior proporção e se tornou uma aliada ao bem-estar dos bebês.

Segundo a fisioterapeuta Nathalia Rossi, a shantala serve para acalmar o bebê, diminuir as cólicas e proporcionar um sono mais duradouro, além de criar um vínculo maior entre os pais e a criança. “O bebê não precisa só da nutrição de alimento, mas também da nutrição em forma de contato, que é realizado por meio de uma massagem, com movimentos simples e iguais por todo o corpo, na frente e nas costas”, explica.

A profissional indica que a shantala seja incorporada à rotina, sendo realizada após os 30 dias, todos os dias, até duas vezes. “A melhor hora é antes do banho ou a noite, sempre quando o bebê estiver calmo, tirando a roupinha para massagear, em um ambiente de temperatura agradável. Depois ele pode ir dormir, que com certeza terá um sono bem tranquilo”, orienta. Isso faz com que seja criada uma rotina, que auxilia nos primeiros anos da infância, com maior disciplina de horários.