< Voltar

Santa Cruz já possui dois casos suspeitos de sarampo

Publicada dia 14/10/2019 às 10:49:01

Thaís Balielo

santa-cruz-ja-possui-dois-casos-suspeitos-de-sarampo


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou no dia 7, segunda-feira, em todos os postos de saúde do País. Em Santa Cruz do Rio Pardo existem dois casos suspeitos da doença que estão sendo investigados. A Campanha tem dois grupos como alvos.

O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai até o dia 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal da Tríplice Viral em Santa Cruz é imunizar 95% das crianças, mas a Secretaria espera imunizar 100% das 2.716 crianças, para que todas fiquem protegidas contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola.

No dia 19 de outubro, quando ocorre Dia D, a vacinação ocorrerá das 10 às 14 horas. Apenas as unidades de Caporanga e Sodrélia não abrirão no Dia D. A população de criança é pequena nestas unidades e foi verificado que todas já estão vacinadas.

A Secretaria informou que nas Unidades de Saúde estão fazendo a verificação de todas as carteiras. Nesta campanha a Secretaria precisa informar ao Mistério a quantidade de crianças que compareceram e as que tomaram vacina, para que não fique nenhuma de fora.

Além disso, todas as Unidades de Saúde estão fazendo busca ativa aos faltosos, conforme o espelho vacinal. A vacina que protege contra o Sarampo é aplicada na rotina em duas idades: com 12 meses a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e com 15 meses a Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela).

Suspeitos

A cidade está com dois suspeitos em investigação. O primeiro é um adolescente de 19 anos, estudante de Curitiba onde teve inícios dos sintomas e veio para Santa Cruz para casa dos pais. Está tendo boa evolução sem complicação.

O segundo caso é de uma criança de 10 anos, também com um quadro sem complicações. Segundo a Secretaria, em ambos os casos, está em investigação além do Sarampo outras doenças exantemáticas. A conduta frente ao caso suspeito é a vacinação seletiva dos contatos respiratórios em até 72 horas do inicios do exantema (manchas pelo corpo).

O bloqueio vacinal necessita ser realizado o quanto antes para seja eficaz e, após a confirmação, se faz a vigilância por 30 dias dos contatos mesmo que vacinados para verificação de existência de casos secundários da Doença. A Secretaria ainda aguarda os resultados dos exames do laboratório Instituto Adolfo Lutz Central.