< Voltar

Pessoas que ficam muito tempo sentadas são propensas à trombose

Publicada dia 02/07/2018 às 15:34:18

Mayrilaine Garcia

pessoas-que-ficam-muito-tempo-sentadas-sao-propensas-a-trombose


Trombose é o nome dado a formação de coágulo sanguíneo no interior do sistema circulatório, impedindo o funcionamento regular de veias e artérias, que pode acometer muitas partes do corpo, e se caracteriza em dois tipos, que são a trombose arterial e a trombose venosa, como explica o médico angiologista Paulo Ramos. “Quando acontece uma lesão nas veias no exterior do sistema circulatório, é formado um hematoma, portanto, quando ocorre internamente se forma um trombo, que é a formação de um coágulo nas veias, que se trata da trombose arterial. Porém, há também a formação do coágulo em veias mais profundas, em que ocorre trombose venosa”, detalha.

O agravamento da trombose, segundo o angiologista, ocorre a partir da trombose venosa. “Quando um coágulo se desprende das veias, passa a correr pelo sistema circulatório e alojar-se em órgãos, principalmente, nos pulmões, onde gera a embolia pulmonar”, afirma.

Mas em geral, segundo o médico, tanto um tipo quanto outro, afetam principalmente os membros inferiores.

Ramos alerta que as causas são várias, podendo acometer qualquer pessoa. “Pacientes enfermos ou que sofreram algum acidente, geralmente, precisam ficar durante um longo período em repouso absoluto, que pode ser uma causa, assim, têm grandes chances de desenvolver a trombose, pois, nessa situação, a circulação sanguínea é totalmente afetada, já que não são feitos muitos movimentos”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, as gestantes também podem sofrer trombose. “O crescimento da barriga comprime uma das veias responsáveis por transportar o sangue até o coração, isso impede o fluxo contínuo, assim como na fase seguinte, em mulheres que passam pela cirurgia cesariana e precisam ficar acamadas”, informa.

E mesmo que não se enquadre nestas razões, o médico adverte sobre os problemas genéticos, e, também, sobre a grande incidência de casos em pessoas que passam muito tempo sentadas, ou viajando, principalmente, em aviões. Para tanto, a indicação é a medida preventiva. “Há medicamentos que podem ser ingeridos nesses casos, para impulsionar a circulação contínua do sangue, como também, as meias de compreensão, que podem ser utilizadas durante as viagens, por exemplo”, indica.

E, quando descoberta, os tratamentos devem ser recorridos, que duram de acordo com o quadro clínico. “Para todo o tipo de tratamento, o medicamento está incluso, é o principal. Em maioria, quando não se agrava, a trombose é totalmente curada. Apenas nos mais graves, são recorridos aos procedimentos cirúrgicos, podendo ocasionar amputações dos membros”, finaliza.