< Voltar

Perda de dentes ainda ocorre com frequência no Brasil

Publicada dia 16/10/2018 às 18:55:15

Thaís Balielo

perda-de-dentes-ainda-ocorre-com-frequencia-no-brasil


Apesar de pesquisas indicarem que o brasileiro vem tendo mais cuidado com a saúde bucal conforme melhoram os índices de educação, ainda é grande o número de pessoas que perdem os dentes. Segundo o dentista, especialista em prótese e implante Paulo Botelho os motivos para se perder os dentes são diversos, inclusive o envelhecimento precoce dos dentes. Ele falou com a reportagem sobre o assunto.

Atual - Você trabalha com prótese e implante, já percebeu este fenômeno do envelhecimento precoce dos dentes nos pacientes?

Paulo - A palavra envelhecimento precoce é um termo que está sendo usado para desgaste de dentes e para aquelas lesões na cervical (entre a região da gengiva e o dente). O que no meu entendimento tem muito haver com posições inadequadas dos dentes, muitas vezes associadas a ansiedade gerando trauma de mordida. O dente em trauma é mais forçado e acaba por motivos químicos corroendo o esmalte do dente.

Atual - Seus pacientes que procuram implantes são mais velhos?

Paulo - A maioria sim, mas também tem pacientes de meia idade e jovens, nestes casos de pacientes mais jovens umas das principais causas das perdas de dentes é por cárie muito grande ou por trauma (batidas, quedas) e outro motivo  é a agenesia dental que é a pessoa que não tem o dente permanente.

Atual - Porque ocorre a perda dos dentes?

Paulo - Existem vários fatores que influenciam na perda, entre eles os problemas de gengiva, a cárie dentária e as fraturas. Os problemas gengivais e as cáries dentárias estão diretamente ligados com a má higienização dos dentes e a falta de visitas periódicas ao dentista, pois tudo que é visto no começo é passível de ser tratado, por isso que é tão divulgada hoje a odontologia preventiva.

Atual - Quais os cuidados que se deve tomar?

Paulo - Os cuidados que devem ser tomados são os cuidados básicos para higiene, que são: escovar os dentes pelo menos de 3 a 4 vezes ao dia, utilizar o fio dental, utilizar o enxaguante pelo menos uma vez ao dia e visitar seu dentista regulamente. Outra coisa muito importante é não utilizar o palito de dente, pois causa trauma na gengiva e reabsorção óssea. Sempre que a pessoa perceber a gengiva avermelhada inchada e sangrante deve procurar seu dentista.

Atual - A falta de higiene bucal adequada também pode levar a perda de dentes?

Paulo – Sim, porque a falta de higiene bucal inadequada causa placa bacteriana, com o tempo essa placa vira tártaro e esse tártaro é um ambiente propício para proliferação bacteriana que vai causar em primeiro instância gengivite e se não tratado, periodontite que é responsável pela perda óssea e com o tempo a perda do dente.