< Voltar

Para dentista, chupeta não precisa ser vilã

Publicada dia 20/09/2018 às 12:13:08

Thaís Balielo

para-dentista-chupeta-nao-precisa-ser-vila


O uso chupeta ainda é polêmico entre profissionais da saúde. Dentistas apontam os problemas que o uso prolongado pode causar na dentição e pediatras temem que o uso atrapalhe a amamentação. No entanto, a chupeta pode acalmar e relaxar o bebê.

A cirurgiã dentista, especialista em odontopediatria e ortodontia, Mayra Salaro garante que a chupeta não é de todo mal e que é preciso ficar atento na remoção do hábito até os três anos de idade e sempre optar pelos bicos ortodônticos.

“A chupeta não é contra indicada, ela ajuda a tranquilizar o bebê, pois o ato de sugar acalma. Claro que se a criança não se adaptar, eu sempre aconselho a não forçar o hábito”, diz. Mayra alerta que o uso prolongado para além dos três anos pode causar danos as estruturas ósseas da face da criança. “Aos três anos, a criança já consegue expressar suas vontades com a fala e passa a notar os amiguinhos, diminuindo a necessidade da chupeta”, argumenta.

O uso prolongado da chupeta impede o desenvolvimento correto dos ossos da face, causando a mordida aberta, desalinha os dentes permanentes, causa problemas na fala e na respiração da criança. A gravidade dos danos causados pela chupeta ou o dedo vai depender da intensidade (força com que a criança suga a chupeta), da frequência (se a criança usa a chupeta o dia todo ou só um período) e a duração (até quando a criança mantém o hábito).

Mayra salientou que, ao oferecer a chupeta ao bebê, opte por produtos que permitam o normal desenvolvimento da boca e dentição do seu bebê. As mais indicadas são as chupetas ortodônticas e adequadas para idade do bebê conforme descrito nas embalagens. “As chupetas com bico ortodôntico apresentam o bico mais achatado e se adapta melhor ao céu da boca e à língua do bebê, sendo assim, são menos prejudiciais”, diz.

Quando tirar – Mayra alerta que o processo deve ser feito de forma tranquila e aos poucos. Tirar a chupeta de forma brusca pode traumatizar a criança e agravar o uso.

“Combine com a criança de ficar um dia sem usar a chupeta. Na noite, como é um período de mais necessidade, devolva e recompense a criança por ter conseguido ficar o dia todo sem a chupeta. E vá prolongando os períodos até a criança esquecer-se da chupeta. Lembrando de sempre ser firme”, aconselha.

A dentista lembra que o prêmio deve ser brincadeiras, passeios, privilégios, adesivos ou presentinhos simples. “Não dê doces no lugar da chupeta”, diz. Outra dica é reforçar a ideia de que crianças mais velhas não usam chupeta. “Elas adoram se sentir mais crescidas”. Usar datas comemorativas como natal e Páscoa para a criança “dar” as chupetas para o Papai Noel ou coelhinho também pode ajudar. “Identifique os sinais de que seu filho está pronto para largar a chupeta e aproveite o momento”, sugere.