< Voltar

Outubro Rosa em Santa Cruz conta com ação abrangente

Publicada dia 25/10/2018 às 20:23:28

Thaís Balielo

outubro-rosa-em-santa-cruz-conta-com-acao-abrangente


Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em Santa Cruz do Rio Pardo a ação também inclui a prevenção do câncer do colo do útero.

O secretário de Saúde Diego Henrique Singolani esclareceu que a Saúde Municipal trabalha com várias campanhas de prevenção e os meses temáticos são priorizados. “O Outubro Rosa é o carro chefe das campanhas, foi ele que estartou tudo isso”, lembra.

Diego ressalta que estes dois tipos de câncer possuem grandes chances de cura quando diagnosticados a tempo, e, por isso, é de extrema importância a prevenção. “As unidades de saúde estão abertas o ano todo. Estamos promovendo vários grupos temáticos para atrair público. O grande sentido da atenção básica de saúde é a prevenção”, disse.

Em Santa Cruz, as Unidades de Saúde tiveram o horário estendido nos dias 10 e 11 de outubro para realizar os exames preventivos nas mulheres que trabalham nos horários que os exames já são oferecidos regularmente. Nestes dois dias foram realizados 161 mamografias e 345 exames de Papanicolau.

As mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar o exame de mama a cada dois anos e a partir dos 40 se tiver casos de câncer na família. Atualmente são 98 mulheres e 5 homens em Santa Cruz que fazem tratamento e acompanhamento deste tipo de câncer. Já os casos de câncer de colo de útero são 152 fazendo o acompanhamento. As unidades de saúde realizam o exame de Papanicolau regularmente. Informe-se na sua unidade qual o dia que o exame é realizado.