< Voltar

Olhos também precisam de proteção no verão

Publicada dia 06/02/2019 às 17:37:48

Thaís Balielo

olhos-tambem-precisam-de-protecao-no-verao


No verão as pessoas costumam lembrar-se de proteger a pele com protetores solares, mas os olhos também merecem atenção. Segundo o oftalmologista, Alexandre Marsola, o uso de óculos de sol é de extrema importância. Ele falou com o Atual sobre o assunto.

Atual – Qual a importância do uso de óculos solares durante o verão?

Alexandre Marsola – O uso de óculos solar é muito importante para a proteção dos nossos olhos. No período do verão damos mais importância para seu uso, porém devemos usar em todo ano, principalmente em nossa região que apresenta uma incidência solar maior.

A – A qualidade dos óculos é importante?

A.M. - Sim, do mesmo modo de damos importância para um bom protetor solar, os óculos solares devem ter proteção contra raios UVA e UVB.

A – Qual o risco de usar óculos de sol de baixo custo e de procedência duvidosa? 

A.M. – O risco se dá ao fato do óculos não ter as proteções necessárias (UVA + UVB) e por serem escuros fazem com que nossas pupilas se dilatem, provocando assim uma maior incidência da entrada desses raios em nossa retina.

A – Como saber se os óculos realmente têm proteção UV?

A.M. – Primeiro passo é comprar em uma ótica de confiança. Hoje em dia temos tecnologia de aparelhos que fazem a conferência se existe ou não a proteção UV.

A – As crianças também devem usar óculos?

A.M. – Toda pessoa exposta à luz solar deve usar óculos de proteção, independente da sua idade.

A – Para as crianças o mercado de óculos de baixo custo é ainda maior e variado, como saber qual escolher para os filhos?

A.M. – Da mesma maneira, devemos procurar uma ótica de confiança e conferir a existência da proteção.

A – Além dos óculos de proteção solar, quais os outros cuidados que se deve ter com os olhos no verão?

A.M. – Devemos nos atentar pelo clima mais seco e quente, com isso nossos olhos tendem a apresentar um ressecamento mais acentuado e rápido, necessitando assim de colírios lubrificantes, as chamadas lágrimas artificiais. No mar e piscina não se recomenda mergulhar com os olhos abertos, pois a água pode levar microrganismos para dentro dos nossos olhos, levando a infecções graves. Sempre que possível após sair do mar ou piscina devemos aplicar lubrificantes para que ocorra uma limpeza nos olhos.

A – Para quem utiliza lente de contato qual a recomendação?

A.M. – Sempre gosto de lembrar sobre a higiene, cuidados de manuseio e prazo de validade. No verão elas irão desidratar mais rápido nos olhos, sendo necessário mais vezes o colírio lubrificante.