< Voltar

Novos óculos necessitam de um tempo de adaptação

Publicada dia 04/07/2019 às 10:49:03

Thaís Balielo

novos-oculos-necessitam-de-um-tempo-de-adaptacao


Para quem vai começar a usar óculos de grau pela primeira vez, mudou bruscamente de grau ou adquiriu modelos como os multifocais, é necessária uma adaptação por alguns dias.

Dona de ótica, Silvia Martins Pedroso explicou que normalmente é necessária uma adaptação de sete dias antes de se sentir totalmente confortável com os óculos novos. Ela ressaltou que este período varia de pessoa para pessoa e alguns não sentem incomodo algum.

“Tem cliente que não sente nada. Às vezes até o multifocal, que muitos reclamam, tem aqueles que não tem problema algum. Geralmente quem tem grau maior não sofre tanto, porque a necessidade de enxergar faz sentir menos”, acredita.

Sílvia explicou que no astigmatismo a pessoa costuma ter a impressão de chão alto e as coisas meio tortas nos primeiros dias dos óculos novos. Na miopia a pessoa enxerga bem com os óculos de longe, mas estranha quando olha para algo perto.

A empresária lembra que a armação também influencia muito na adaptação. “É preciso escolher a armação que melhor se adequa ao rosto. Não pode apertar ou incomodar. Os óculos de acetato grosso podem incomodar, pelo fato da pessoa ficar enxergando a armação, outros podem incomodar no nariz ou ficar apertado e provocar dor de cabeça. O importante é escolher com calma e avaliando todos estes fatores”, diz.

Segundo Silvia, são sete dias de adaptação para uma lente monofocal. Já o multifocal melhora em sete dias, mas são 30 dias de adaptação. “O multifocal tem muitas pessoas que desistem, que não se adaptam. Tenho clientes que não sentem nada e outros que sofrem até dois meses. Tem que persistir”, aconselha.