< Voltar

Moda de vitamina na veia pode ser prejudicial

Publicada dia 19/11/2019 às 16:51:08

Thaís Balielo

moda-de-vitamina-na-veia-pode-ser-prejudicial


Difundida nos EUA e Europa e moda entre celebridades, a prática de tomar coquetel de vitaminas diretamente na veia em clínicas especializadas deve ser vista com cuidado. O endocrinologista Valdinei Garcia explica as vantagens e desvantagens da ingestão de vitaminas.

Ele explica que as pessoas têm em mente que vitaminas fazem bem, mas esquecem de que tudo é uma questão de quantidade. “A mesma coisa pode ser remédio ou veneno dependendo da dose”, alerta. Ele revela que prefere a aplicação endovenosa em casos de pacientes que tenham problema na absorção das vitaminas pelo intestino.

Valdinei alerta que o problema não está na aplicação de vitaminas na veia, mas sim na propaganda que se faz. “O uso destas terapias na veia dizendo que o paciente vai melhorar, que sai mais disposto, mas motivado, que vai render mais no trabalho, etc. Porém, isso não acontece, e nem é papel das vitaminas. Essa propaganda é enganosa. Este tipo de uso de vitaminas pode causar um risco por se tornar excessivas”, afirma.

O médico explica que deficiência vitamínica acontece em um número pequeno da população. “Este público que está procurando estas terapias com vitaminas está buscando o que a propaganda vende, mas logo o modismo passa, porque vão perceber que não ocorre o resultado desejado. A vitamina faz bem ao individuo que tem deficiência. Se não tem falta de vitamina não vai melhorar nada”, garante.

Valdinei receita vitaminas para reposição em seus pacientes que estão com algum problema de absorção. Pode ser de forma endovenosa, oral ou intramuscular. “A forma vai depender de cada paciente. Porém, o risco de fazer uma intoxicação por excesso de vitamina via oral é bem menor do que via aplicação”, diz.

“Qualquer reposição de vitamina feita de forma correta é útil. As vitaminas são substâncias que facilitam as reações químicas. Portanto, repor vitaminas de forma adequada, seja de qual forma for vai ser muito útil para o paciente. O problema é a suplementação. Utilizar vitaminas a mais do que o corpo precisa pode causar intoxicação e até levar a morte em alguns casos”, alerta.

As vitaminas podem ser solúveis em água ou em gordura. As que são solúveis em água – como as oito vitaminas do complexo B e a vitamina C – são rapidamente usadas pelo corpo e o excesso é excretado. Já as vitaminas lipossolúveis – A, D, E e K – acabam sendo armazenadas no fígado e nos tecidos adiposos e têm maior chance de se acumularem no corpo, o que pode levar a uma hipervitaminose - envenenamento por vitamina. 

Altos níveis de vitamina B3 causam problemas de pele em algumas pessoas. Excesso de vitamina B6 pode levar a insensibilidade nos braços e pernas.

Níveis de vitamina C acima de 1g por dia por causam dor abdominal e diarreia.

Excesso de vitamina A pode causar dor abdominal, perda de peso, vômitos, visão borrada, irritabilidade e dor de cabeça. Vitamina D pode aumentar o nível de cálcio no organismo e levar a uma parada cardíaca e morte. Vitamina E em excesso pode causar hemorragia.