< Voltar

Moda de barba grande exige diversos cuidados

Publicada dia 12/02/2019 às 13:01:28

Thaís Balielo

moda-de-barba-grande-exige-diversos-cuidados


Nos últimos anos a tendência de os homens deixarem as barbas crescerem tem aumentado. O estilo “lenhador” com a barba comprida e o cabelo bem aparado ou em degradê é o mais utilizado. Esta moda da barba fez surgir barbearias modernas em várias cidades e aumentou a procura por produtos de beleza exclusivos para barbas.

Carlos Eduardo Alves de Mira, 37, montou uma barbearia há três anos em Santa Cruz do Rio Pardo e afirma que o número de clientes “barbudos” só aumenta. “A moda agora é a barba grande. O cliente vem para aparar e alinhar a barba, muito difícil vir para realmente raspar. Hoje os homens não fazem mais barba em casa, só vão em barbearia”, revela.

O barbeiro relata que muitos clientes reclamam que a barba está seca e com a aparência feia, eles procuram por produtos para melhorar. “Procuram muito as pomadas e óleo de barba. Não adianta só lavar com shampoo e passar condicionador. Se a pessoa não passar um óleo para hidratar não resolve. Eu vendo no salão os produtos e tem bastante saída”, afirma.

Um dos produtos vendidos no salão é um óleo de barba artesanal. O santa-cruzense Carlos Eduardo Gonçalves, estudante de química e adepto do estilo barbudo, fez uns testes em produtos para seu uso pessoal e acabou comercializando devido à grande demanda.

“A ideia de fazer óleo para a barba surgiu da necessidade de cuidar da minha própria barba. Os óleos industriais são muito caros pelo princípio ativo e pelas substâncias que estão em sua formulação. Fazer um óleo artesanal foi uma alternativa a pagar um óleo com marca de boutique”, revela.

Ele conta que os princípios ativos são facilmente encontrados no mercado de cosméticos. “Basta ter um certo entendimento químico ou farmacêutico para poder manipular alguns destes compostos”, garante.

Gonçalves explica que o shampoo convencional pode ser usado para lavar a barba, mas ele cria uma espécie de ressecamento por reagir com boa parte da gordura eliminada pela nossa pele. “Isso não é legal para a barba. Portanto, para ter uma barba bacana, é necessária constante manutenção com o barbeiro, e cuidados domésticos como a hidratação destes fios. Óleos vegetais são importantes para a o fornecimento de nutrientes para a barba e para a pele que fixa esses fios”, diz.