< Voltar

Melanose solar pode desaparecer com tratamento de pele

Publicada dia 04/10/2018 às 12:23:32

Arquivo Pessoal

melanose-solar-pode-desaparecer-com-tratamento-de-pele


A melanose solar, também conhecida como “mancha senil”, incomoda muitas mulheres.

A esteticista Fernanda Pereira Stockemann explica que estas manchas podem sumir com o tratamento adequado e com o profissional habilitado. Técnicas como peeling químico e o microagulhamento podem ser usadas para o clareamento e desaparecimento destas manchas.

Elas são conhecidas como “mancha senil” por aparecerem mais frequentemente em pessoas de idade. Porém, estas manchas não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado à pele pelo sol ao longo dos anos.  Este dano induz ao aumento do número de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá cor à pele) e da sua atividade, produzindo mais melanina e escurecendo a pele.  

Fernanda explica que o surgimento depende da intensidade da exposição ao sol e do tipo de pele da pessoa, por isso a partir dos 30 anos já se pode aparecer a melanose solar.

As manchas são escuras, de coloração castanho a marrom, geralmente pequenas, mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros e são mais frequentes em pessoas de pele clara.

Fernanda explica que aplica a técnica do peeling químico ou a de microagulhamento conforme cada caso e a extensão das manchas. Ela lembra que a exposição ao sol não é apenas o banho de sol ou quem trabalha ao ar livre, mas sim a exposição do dia-a-dia já causa as manchas.

Para evitar as manchas é preciso usar o filtro solar diariamente e até proteções como luvas para quem dirige muito tempo e deixa as mãos expostas ao sol no volante, por exemplo.

Tratamento

Fernanda explica que o tratamento é feito em um pacote de cinco a seis sessões com intervalos de 21 a 30 dias entre elas. Em alguns casos os resultados são bem visíveis já na primeira sessão. A profissional conta que alguns pacientes finalizam o tratamento com três sessões. “A gente fica satisfeita de ter feito uma coisa boa. A pessoa fica feliz com o resultado e isso e muito gratificante”, afirma.

Esteticista há seis anos, Fernanda lembra ainda que é preciso ficar alerta ao risco de câncer de pele e sempre procurar um dermatologista quando a mancha for muito escura.