< Voltar

Medo pode estar causando queda em vacinação no município

Publicada dia 28/08/2018 às 14:11:51

Mayrilaine Garcia

medo-pode-estar-causando-queda-em-vacinacao-no-municipio


Devida a queda nos índices de vacinação no país, o Ministério da Saúde está realizando uma Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomelite. Santa Cruz do Rio Pardo vem apresentando queda nos índices de vacinação nos últimos anos. Até o momento foram vacinadas 1.661 crianças de um total de 2.283 que devem receber a vacina, representando então 72,76%.

A campanha vai até o dia 30 de agosto e é destinada a crianças de 1 até 5 anos.

O secretário de Saúde Diego Singolani, lembrou que em alguns casos as redes sociais têm contribuído para as quedas nas vacinações. Ele lembra o caso da campanha de vacinação da gripe H1N1 em que informações distorcidas sobre reações da vacina espantaram as pessoas dos postos.

“Já a pólio e o sarampo são doenças que já estavam erradicadas no Brasil desde o final dos anos 80 e início dos 90 e com o passar dos anos acaba acontecendo uma diminuição na preocupação e as pessoas não se interessam tanto em deixar as vacinas em dia”, argumenta.

Singolani lembrou que as doenças que são possíveis de prevenção é fundamental que se tome essas vacinas. “É preciso manter a carteira de vacinação sempre atualizada. A carteira é um documento oficial que deve ser bem guardada e acompanhar sempre o paciente quando for fazer vacinação nas unidades de saúde”, diz.

Em Santa Cruz, a vacinação contra pólio em 2015 foi de 100%, já em 2016 e 2017 caiu para 85%. A vacinação contra sarampo foi de 103% em 2015, 96% em 2016 e 84% em 2017.

A Secretaria de Saúde informou que os agentes de saúde estão fazendo busca ativa nos bairros para informarem os pais da importância de levarem seus filhos para tomarem a vacina. Já no centro, os profissionais da saúde estão entrando em contato pelo telefone com os faltosos.

A campanha de vacinação foi implantada por conta de baixos índices de vacinação da pólio nos últimos anos e por conta de casos de sarampo que vem surgindo.

As doenças

A pólio está erradicada do país desde 1990, mas baixos índices de vacinação podem fazer com que ela apareça novamente. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa. A pólio espinhal é a forma mais comum, caracterizada por paralisia assimétrica que, com frequência, afeta as pernas.

O sarampo também estava erradicado do país, mas agora está havendo casos importados e com a falta de vacinação a doença pode se espalhar. O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por vírus. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Os sintomas manifestam-se entre dez a doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.