< Voltar

Idosos devem ter cuidados diários, inclusive na alimentação

Publicada dia 24/05/2018 às 17:33:05

Mayrilaine Garcia

idosos-devem-ter-cuidados-diarios-inclusive-na-alimentacao


Assim como a saúde e o corpo passam por mudanças e fragilidades na fase da terceira idade, é natural que a pele sofra também modificações a partir do processo de envelhecimento. Segundo a dermatologista Monalisa Peliçari, é normal que a derme, a principal camada da pele, tenha uma redução de fibras elásticas e a fragmentação do colágeno, o que provoca o enrugamento, caimento da pálpebra, flacidez e menor resistência aos danos causados no dia a dia. “É importante considerar que algumas alterações estruturais são inerentes ao envelhecimento, mas podem surgir outras relacionadas à traumas externos, como a exposição ao sol, influências ambientais, grau de nutrição ou alterações do estado de saúde, como doenças endócrinas”, explica.

Essas decorrências reafirmam a importância do cuidado com a pele, que apesar de ser recomendado durante qualquer fase, é essencial na terceira idade procurar tratamento com um médico especializado para identificar o procedimento para cada tipo de pele, principalmente para os idosos que têm alguma doença. “A pele madura requer cuidados específicos e avaliação rotineira para atender às necessidades de cada paciente, os tratamentos de anormalidades diagnosticadas durante uma consulta dermatológica serão sempre individualizados, respeitando as limitações de cada paciente”, relata.

Para a dermatologista muitos problemas que surgem na pele como o ressecamento, coceiras, manchas como as melanoses solares e até mesmo o câncer de pele podem ser prevenidos. “Mudanças simples nos hábitos diários são as principais revitalizadoras, como evitar banhos quentes, usar sabonetes com o mesmo pH da pele e fotoprotetores e manter a pele hidratada”, indica.

Ela afirma que a água através do consumo e o seu uso correto é o maior contribuinte no quesito hidratação. “Vejo muito que os idosos, geralmente, ingerem menos água do que os adultos e jovens e isso faz muita falta. E o banho é ideal que sejam rápidos, com a temperatura morna a fria, pois quanto mais demorado e quente, maior o ressecamento da pele”, descreve.

Além disso, Monalisa cita que recomenda para seus pacientes alguns alimentos para serem inseridos, pois a alimentação inadequada, com poucos nutrientes influencia totalmente na pele. “Frutas, castanhas e legumes são fundamentais, como por exemplo, a uva, rica em resveratrol, combate os radicais livres. As castanhas contribuem para melhora da elasticidade e os probióticos presentes em iogurtes são importantes aliados para melhor funcionamento do intestino e, consequentemente da pele”, complementa.