< Voltar

Homens vivem menos que mulheres

Publicada dia 02/07/2019 às 11:17:55

Thaís Balielo

homens-vivem-menos-que-mulheres


Segundo dados, os homens brasileiros vivem 7,2 anos menos que as mulheres. Acredita-se que as principais causas desse quadro são o fato de os homens acharem que nunca vão adoecer, fazerem diagnóstico tardio de doenças graves, não seguirem o tratamento recomendado, estarem mais expostos aos acidentes de trabalho e trânsito, utilizarem álcool e drogas em maior quantidade, envolverem-se mais em situações de violência e não praticarem atividade física com regularidade. 

O urologista Jonas Jovanolli Filho alertou que o homem morre mais que a mulher em todas as faixas etárias. Na adolescência e adulto jovem as causas de morte estão ligadas a acidentes, drogas e criminalidade. Já na faixa após os 35 anos, o homem entra na fase de fator de risco.

Jonas explicou que o homem está mais sujeito a contrair doenças infectocontagiosas, além do fator de risco de infarto, câncer e derrame. Após os 35 anos, o homem que entra em síndrome metabólica tem 30% mais chances de ter um acidente vascular.

O médico explicou que são cinco fatores que englobam a síndrome e basta possuir três deles para que o risco de infarto e AVC aumente em 30%. Os fatores da síndrome metabólica são gordura abdominal, pressão alta, colesterol, trigliceres e diabetes.

“O homem está muito mais exposto a isso. Ele se acha forte, e que nunca ficará doente e que não precisa ir ao médico. O homem se acomoda muito mais que a mulher e deixa de se cuidar. A síndrome metabólica faz cair a testosterona, aí ele fica no boteco e só piora. Um homem com disfunção erétil não vai ao médico. Não procura. Tem medo de encarar a mulher, vai para o boteco para fugir da mulher”, argumenta.

Para prevenir as doenças, Jonas aconselhou que é preciso ter uma vida regrada. Comer de tudo moderadamente, praticar atividade física, dormir bem e estar bem com a mente. Além disso, ele pondera que a mulher vai ao ginecologista desde a adolescência e o homem não procura o urologista.

“O adolescente tem que passar por uma consulta para ver se está tudo certo. O adulto jovem tem que passar para uma consulta. O homem deve ir ao urologista a cada três anos para fazer um checkup. Deve começar a prevenção do câncer de próstata com 45 a 50 anos. O câncer mais frequente no homem é o de próstata e tem como prevenir. É um câncer com baixa taxa de mortalidade”, alerta.