< Voltar

Hiperidrose: conheça as formas de minimizar o suor excessivo

Publicada dia 02/07/2019 às 16:59:18

rd.com

hiperidrose-conheca-as-formas-de-minimizar-o-suor-excessivo


O suor é um acontecimento natural no corpo humano, que nos permite manter o equilíbrio interno de maneira saudável. Mas suar excessivamente, mesmo sem prática de exercícios físicos ou estando exposto a alguma situação específica, não é nada agradável.

Pessoas que passam frequentemente por essa situação sofrem de hiperidrose. Apesar de bastante incômoda e indesejável, existem várias opções de tratamentos que podem auxiliar a sudorese e diminuir seus efeitos indesejáveis.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Entendendo o que é a hiperidrose

O suor (sudorese) é uma condição normal e essencial em qualquer ser humano, pois promove a regulação da temperatura corporal e eliminação de substâncias tóxicas. É normal que o suor ocorra durante a prática de atividades físicas, situações específicas (como momentos de ansiedade, grandes decisões ou raiva) e quando estamos submetidos ao calor.

Porém, algumas pessoas apresentam sudorese intensa mesmo na ausência de qualquer um desses fatores. Este caso é definido como hiperidrose: uma condição que provoca o suor excessivo do corpo, fazendo com que as pessoas tenham alta transpiração mesmo estando em seu estado de repouso. Certas vezes, ela pode ocorrer deste a infância e adolescência ou ser induzida durante a vida adulta.

A hiperidrose pode ocorrer por diferentes causas, como: fatores emocionais, hereditários ou até mesmo doenças. Tal condição ocorre quando as glândulas sudoríparas, responsáveis pela liberação de suor, apresentam-se com função aumentada (hiperfuncionantes).

Quais são as regiões do corpo acometidas pela hiperidrose?

Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela condição, como: axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, virilha e planta dos pés.

Que tipo de desconforto pode causar?

Existem diferentes quadros de hiperidrose, desde os mais leves até os mais severos. Quando a transpiração se dá de forma intensa, a condição pode se tornar bastante incômoda e desconfortável, podendo gerar casos de ansiedade e incapacidade para algumas funções.

Além disso, aspectos socioemocionais podem ser afetados, interferindo em atividades recreativas, escolha da carreira, relacionamentos, autoimagem e bem-estar pessoal e emocional.

Quais os tipos de hiperidrose?

         A hiperidrose pode ser divida em dois tipos:

  • Primária focal:

Surge na infância ou na adolescência, geralmente na região de mãos, pés, axilas, cabeça e rosto. Geralmente, é genética e existem mais pessoas na família com o mesmo tipo de problema. As pessoas não suam quando dormem ou estão em repouso, somente em outras situações. Afeta em torno de 2 a 3% de toda a população. Porém, menos de 40% dos pacientes que apresentam este tipo de hiperidrose consultam um médico.

  • Secundária generalizada:

Pode surgir como efeito colateral de um medicamento, principalmente na fase adulta. Pessoas acometidas com essa situação costumam suar em locais incomuns ou até mesmo em todas as áreas do corpo. É comum a transpiração excessiva até em momentos de repouso e sono. Esse grupo de pessoas está entre a maioria que consultam um médico devido aos sintomas da hiperidrose.

Como podemos minimizar o suor excessivo?

Existe uma série de tratamentos disponíveis para minimizar o suor excessivo. O principal fator é determinar a causa da condição e analisar como cada quadro se apresenta e como cada corpo reage. Assim, um médico especialista pode analisar a situação e, de acordo com o grau de desconforto de cada paciente, pode determinar o melhor tratamento para cada caso.

Confira abaixo alguns tratamentos disponíveis:

  • Medicamentos: medicamentos anticolinérgicos ajudam a impedir o estímulo das glândulas sudoríparas, mas não costumam ser muito receitados pois causam bastante efeitos colaterais como boca seca, tontura e problemas com micção;
  • Toxina botulínica tipo A: Sim, a toxina botulínica pode ser utilizada como alternativa para a sudorese. Embora ela seja mais conhecida pelos seus efeitos estéticos, quando aplicada em sua forma purificada diretamente na axila, mas mãos ou nos pés, pode fazer o bloqueio temporário da sudorese. Apesar de ter como único inconveniente a dor da aplicação, é um dos tratamentos mais utilizados para a hiperidrose atualmente;
  • Iontoforese: o procedimento pode ser utilizado para tratar a transpiração das mãos e pés, usando a eletricidade para “inativar temporariamente” a glândula sudorípara. O tratamento requer várias sessões (cada sessão dura, em média, de 10 a 20 minutos) e seus efeitos colaterais são bastante raros, mas incluem bolhas e rachaduras na pele;
  • Uso de antitranspirantes: a aplicação de fortes agentes antitranspirantes pode controlar a sudorese excessiva;
  • Curetagem e lipossucção: pode ser feita a “raspagem” ou lipossucção das glândulas sudoríparas ou mesmo da gordura abaixo da pele da axila, aliviando a sudorese desta região;
  • Procedimento cirúrgico: o procedimento de Simpatectomia Torácica costuma ser feito quando o paciente não responde bem aos outros tratamentos. Ela consiste em interromper a ação dos gânglios responsáveis por estimular as glândulas de suor. Um dos principais desconfortos é que pode acontecer, após a cirurgia, a hiperidrose compensatória, quando o paciente passa a suar em outras áreas que não apresentava sudorese excessiva. 

Além dos tratamentos indicados acima, existem ações e cuidados simples que podem ser executadas no dia a dia que promovem alívio do quadro geral, principalmente nos mais leves, como:

  • Evitar o consumo de alimentos termogênicos como gengibre, canela em pó, pimentas, café, refrigerantes e chá verdes. Estes alimentos possuem propriedades que aumentam a temperatura corporal e pioram a transpiração;
  • Usar roupas que favoreçam a absorção e evaporação da umidade. Tecidos como tactel e tencel são bastante indicados;
  • Evitar locais com temperatura elevada e situações que causam grande estresse emocional ou gerem grande ansiedade.

Outros aspectos importantes

 Como você viu neste artigo, apesar de causar bastante desconforto, existem maneiras simples e tratamentos eficazes para diminuir a sudorese excessiva.

Para determinar um caminho a seguir, é importante que sempre procure um profissional qualificado para analisar cada caso, levando em consideração as causas da sudorese e a gravidade do desconforto, propondo o melhor tratamento para a situação, prezando sempre pela saúde e bem-estar da paciente.