< Voltar

Higiene bucal é importante para que não ocorra sensibilidade nos dentes

Publicada dia 16/07/2018 às 12:09:11

Laura Teixeira

higiene-bucal-e-importante-para-que-nao-ocorra-sensibilidade-nos-dentes


A sensibilidade dental é um problema relatado por muitas pessoas comumente, e este pode ser ocasionado pela falta de cuidados ao esmalte dos dentes. Desde crianças aprendemos que os cuidados e a higiene bucal são importantes, por diversos fatores e, entre os principais é que o esmalte dental precisa estar sempre saudável. Isso porque é uma estrutura dura externa, com contato direto com alimentos e saliva, portanto, sua função é proteger as camadas internas, como os nervos e dentina de algum problema, como inflamações na gengiva, cáries, como explica o ortodontista Marcelo Yoneda. “A sensibilidade é a sensação de dor que acontece quando o esmalte dental não consegue proteger a dentina, que é uma camada inferior, ou quando há recessão da gengiva. Essas áreas apresentam os túbulos dentinários, que se expostos ao meio bucal serão sensíveis a diversos estímulos como calor, frio, pressão, pH e quando ingerido algum alimento, por exemplo”, explica.

Mas, segundo Yoneda, a falta de boas condições do esmalte dental não é o único influente da sensibilidade, pacientes que fazem uso de aparelhos odontológicos podem sofrer também com o transtorno, que se desenvolve de outra maneira. “É natural que no início da movimentação dental promovida pelo aparelho odontológico ocorra a sensibilidade, que nesse caso, não ocorre pela falta de proteção do esmalte, ou pelos problemas na gengiva e dentina”, esclarece.

O especialista relata que, neste caso, tendo o aparelho como influente, a sensibilidade não causa maiores problemas, e, geralmente ameniza em questão de dias, por isso, é considerado normal e não há necessidade de tratamentos, se não prolongadas as sensações. “É comum que, quando o paciente está em tratamento ortodôntico, se queixe do desconforto nos primeiros dias após a montagem do aparelho ou colocação de força feita nas ativações, e, por este caso, geralmente é de pequena duração, passando em alguns dias, e, não fazemos uso de qualquer medicamento, pois alguns deles podem até interferir na movimentação dental”, complementa.

Porém, as outras causas, segundo Yoneda, são as mais preocupantes, que persistem por maior tempo e passam a ser estimuladas em maior frequência, por exemplo, pelo frio, calor ou toque do paciente, e, neste casos, os cuidados profissionais devem ser buscados. “A sensibilidade também ocorre por problemas de cárie, por retrações da gengiva, problemas na camada de esmalte que protege os dentes, por necessidade de tratamento de canal ou infecções dentais. E, quando acontece por exposição de partes sensíveis do dente, deve-se recorrer a procedimentos odontológicos e uso de cremes dentais que melhoram a sensibilidade”, conclui.