< Voltar

Gota atinge mais homens após os 40 anos

Publicada dia 04/09/2019 às 12:12:21

Thaís Balielo

gota-atinge-mais-homens-apos-os-40-anos


Segundo informações, a gota é uma enfermidade que acomete 1% da população adulta e atinge cerca de nove homens para cada mulher, principalmente, por volta dos 40 anos. O reumatologista Júlio Millo Hoppe explicou que se trata de uma doença inflamatória e metabólica, que ocorre em decorrência do aumento de ácido úrico no sangue e resulta na formação de cristais desse composto orgânico nas articulações e nos tecidos. 

“Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É esse depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária, que causam uma dor intensa”, explica.

No entanto, apenas 20% das pessoas com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) desenvolverão a doença. Júlio ressalta que existem outros fatores que determinam o surgimento da gota como a questão genética.

No paciente com gota, na maioria das vezes, o sintoma inicial é um inchaço na articulação do dedo grande do pé acompanhado de dor muito forte. A primeira crise pode durar alguns dias, mas após esse período, o paciente volta a levar vida normal. Júlio ressalta que isso faz com que muitos não procurem ajuda médica imediatamente e atrasa o diagnóstico da doença. Uma nova crise pode surgir em meses ou anos.

Geralmente, as crises de artrite aparecem nos membros inferiores e nas articulações mais frias, mas pode haver comprometimento de qualquer articulação. Sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade da dor a aumentar. Portador de gota, que não se trata, pode ter as articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões e bursas.

Júlio explica que não há cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontece devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo. “Geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, consequentemente, evitar as crises de gota”, diz.

Alimentos como frutos do mar, miúdos, excesso de carne vermelha, quando os níveis de ácido úrico estiverem altos, podem desencadear uma crise. Com a doença controlada, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero.

Um paciente que não segue o tratamento terá sérias complicações com a gota.
No estágio final, o paciente sente dores contínuas e apresenta deformidades nas juntas, o que pode levá-lo ao uso de uma cadeira de rodas. Ainda, pode-se constatar a presença de cálculos renais (pedras nos rins) e de insuficiência renal (falha no funcionamento dos órgãos).