< Voltar

Estresse pode levar a doenças que ocasionam a perda dos dentes

Publicada dia 23/05/2018 às 13:00:32

Mayrilaine Garcia

estresse-pode-levar-a-doencas-que-ocasionam-a-perda-dos-dentes


O estresse é considerado o mal do século, que se manifesta através de esgotamento físico e emocional, como uma reação do organismo que traz danos à mente e à saúde. Entre os mais comuns estão a enxaqueca, dores nas costas, queda de cabelos e gastrite. Mas o que muita gente não sabe é que o estresse pode influenciar até a perda dos dentes. 

O cirurgião dentista Jefferson Ribeiro explica que isso acontece devido ao bruxismo que provoca o desequilíbrio das forças dentárias. “Geralmente quando as pessoas estão estressadas têm o costume de ranger os dentes ou aumentar a pressão da mordida mais do que pode suportar e isso causa o bruxismo, o que pode levar a fratura do dente, desgaste e a problemas periodontais”, revela.

Segundo Ribeiro, essas causas ligadas ao bruxismo destroem os tecidos que dão suporte aos dentes.  “Esse problema atinge a gengiva, ligamento e ossos que formam a estrutura dentária, o que ocasiona dores articulares e musculares e, a perda dos dentes”, explica.

Além disso, o estresse está diretamente ligado aos problemas periodontais, pois quando uma pessoa está esgotada é capaz de o sistema imunológico ficar mais sensível, propenso a contrair doenças, principalmente se estiver relacionado a má higienização. “As condições biológicas de cada indivíduo podem agravar e acelerar o processo, principalmente uma má higiene, que causa inflamações e deixam os tecidos menos resistentes, mas claro, ocorre de forma diferente em cada pessoa, pois algumas possuem uma resistência maior, outras, menor”, complementa.

Ribeiro observa que a prevenção com consultas periódicas ao dentista, pode evitar problemas como esses. “O profissional pode detectar quanto antes, e orientar o paciente. O tratamento odontológico não elimina o estresse, mas, pode amenizar o efeito sobre os dentes”, finaliza.