< Voltar

Dormir de maquiagem causa envelhecimento da pele

Publicada dia 28/02/2019 às 10:46:05

Thaís Balielo

dormir-de-maquiagem-causa-envelhecimento-da-pele


A cena é conhecida: você chega em casa esgotada e pensa: “Ah, só hoje vou dormir maquiada mesmo. Amanhã compenso cuidando bem da pele”. Errado! Muito errado! Dormir com a maquiagem causa diversos problemas como alergias, espinhas, irritação nos olhos, além do envelhecimento da pele. A maquiadora Ana Cláudia Ferrazini explica por que dormir com a maquiagem faz tanto mal.

“A maquiagem é uma ilusão ótica de uma pele bonita. Às vezes a pessoa tem muito poro aberto e passamos muito prime, tentamos deixar a pele com a melhor aparência possível e isso vai muito pó, então entope os poros para deixar a pele polida e lisa. Se a pessoa dormir sem retirar isso, a pele não vai respirar”, diz.

Ana Cláudia relatou sobre um recente estudo em que uma pessoa ficou 30 dias dormindo com maquiagem e a pele ficou com um aspecto muito mais envelhecido. “Percebemos isso depois de mais velha, quando é nova não se percebe”, argumenta.

A profissional afirma que a pele fica muito ruim se não fizer a higienização correta. “A maquiagem é um artifício para mudar a aparência da pele por um tempo determinado, não se pode passar muito deste tempo”, alerta.

Ana Cláudia sugere o uso de um bom demaquilante. “Apenas o sabonete não tira a maquiagem. Eu recomendo o uso de um demaquilante bifásico livre de óleo, a base de silicone. Até parece um óleo, mas o silicone limpa melhor, principalmente a área dos olhos que é tão difícil e não traz os malefícios que o óleo traz para a pele”, garante.

A maquiadora recomenda começar a limpeza com o produto específico na área dos olhos que é mais difícil de tirar. Após o uso do demaquilante pode se usar um gel de limpeza ou sabonete líquido para finalizar a limpeza. Ela ainda recomenda hidratar a pele após a limpeza. “A hidratação vai equilibrar a pele e ela vai produzir menos óleo do que se não hidratar”, afirma.