< Voltar

Doces funcionais são tendência e atuam de forma positiva no organismo

Publicada dia 22/06/2018 às 12:53:50

Arquivo Pessoal

doces-funcionais-sao-tendencia-e-atuam-de-forma-positiva-no-organismo


Se antes os nutricionistas e personais trainers castigavam seus pacientes e alunos restringindo totalmente os doces nas dietas, hoje essa situação mudou e pode estar agradando mais os fãs dos açúcares. Isso devido a tendência dos doces funcionais, que são os veganos, sem glúten e lactose ou até mesmo sobremesas comuns, que passam por substituições de ingredientes, como explica a nutricionista Lívia Salles. “Os doces funcionais, contém ingredientes que atuam de forma positiva no nosso organismo. Pode ter benefícios para o dia a dia de um diabético, como também para pessoas que procuram se alimentar de forma mais saudável e manter uma boa composição corporal, comendo um doce mas sem sair do estilo alimentar”, observa.

Lívia diz que alimentos funcionais estão relacionados ao papel metabólico ou fisiológico que um nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções do organismo. “Os ingredientes que devem ser substitutos podem auxiliar na proteção das células contra os radicais livres, no funcionamento do intestino, na redução da absorção do colesterol, e, na função intestinal”, detalha.

Portanto, a farinha de trigo, o óleo comum, açúcar e leite, são alguns dos principais elementos que devem ser retirados de receitas no preparo de uma sobremesa funcional. “Os melhores ingredientes para substituir são as farinhas sem glúten, de coco, de arroz, de amêndoas; os leites vegetais, de coco natural, de castanhas, de arroz e de aveia; adoçantes naturais que são a stevia e xilitol, provenientes de algas com função semelhante ao fermento químico, e, para os chocólatras, utilizar o cacau 100%, seja em pó ou em barra”, indica.

A nutricionista relata ainda que, a partir dessas substituições, até mesmo sobremesas comuns, como brigadeiros, pudins e bolos podem ser consumidas, mas, alerta que mesmo sendo saudáveis, é necessário o cuidado com o excesso. “Gosto de indicar esses tipos de alimentos e direcionar meus pacientes para melhores marcas, mas, devemos fazer o consumo desses doces funcionais só quando realmente sentir a vontade de comer algo mais saboroso e adocicado. Assim não deixamos o nosso organismo se tornar refém do açúcar, considerando também que eles não deixam de ser calóricos”, afirma.