< Voltar

DIU Mirena é opção para contracepção de longa duração

Publicada dia 21/09/2018 às 11:52:57

Cibele Martins

diu-mirena-e-opcao-para-contracepcao-de-longa-duracao


O DIU hormonal ou Mirena conta com várias vantagens para as mulheres que optam por este método. De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Elaine Ali, o DIU Mirena contribui para a diminuição do risco de câncer do endométrio, redução do fluxo de menstruação e alívio das cólicas menstruais. E é claro para contracepção, em qualquer fase até mesmo no puerpério. “Este método ainda é eficaz no controle de sangramento vaginal irregular e aumentado, acompanhamento de pequenos miomas antes de indicação cirúrgica. Além de ser indicado para mulheres que desejam um método contraceptivo de longa duração”, explica a médica.

Este tipo de DIU é, na verdade, um SIU (sistema intrauterino), que libera hormônio dentro do útero e, portanto, tem uma ação mais local e menos sistêmica do que outros métodos hormonais.

Este é um dos pontos positivos, pois a ação hormonal fica mais restrita, minimizando os efeitos colaterais. O SIU é altamente eficaz para prevenção da gravidez e tem longa duração (a mulher pode usá-lo por cerca de cinco anos), é prático - principalmente para as esquecidas - e promove um rápido retorno a fertilidade depois de retirado.

Segundo a médica, a adaptação do uso do DIU varia de mulher para mulher. Assim que o dispositivo é colocado, é normal que a mulher sinta um leve desconforto que costuma durar pouco tempo.