< Voltar

Cuidados com os pés devem começar já nos bebês

Publicada dia 08/01/2019 às 12:41:47

Thaís Balielo

cuidados-com-os-pes-devem-comecar-ja-nos-bebes


O choro frequente no caso de um bebê muitas vezes pode não estar associado à cólica ou dor de ouvido, mas a uma unha encravada que inflamou. A podóloga Rosélia Azevedo explicou que o problema pode surgir por um corte irregular da unha, calçados, ou constante atrito do pezinho no bebê conforto, cadeirinhas, carrinhos, ou até mesmo a herança genética.

Rosélia ressalta que a tendência a ter unha encrava, na maioria das vezes, é herdada, mas também existe casos em que surgem devido a posição que a criança adota ao dormir, ou podem ainda ter início na gestação devido à posição fetal em que encontra as perninhas do bebê. “Os bebês são muito macios e flexíveis e qualquer pressão anormal causa deformidade. Isso só será notado quando a criança começar a andar”, explica.

A profissional aconselha que no caso do bebê apresentar unha encrava é importante procurar um podólogo pediátrico. “O profissional especializado em podologia infantil cuida do tratamento e diagnóstico da saúde dos pés da criança de 0 a 12 anos. Este cuidado é fundamental para assegurar o crescimento correto e prevenção de possíveis disfunções que possam seguir ao longo dos anos”, alerta.

Rosélia lembra que, além de fazer o corte correto das unhas, evitar macacões ou meias que apertam demais os pés do bebê é fundamental para prevenir inflamação das unhas. “O atrito e a pressão dessas peças junto a pele pressiona as unhas que acabam encravando”, afirma.

Dicas – Rosélia aconselhou aos pais a se preocuparem com o conforto na hora de escolher os sapatos dos filhos e não apenas com a beleza da peça. “Procure modelos com formato anatômico, presença de uma palmilha elevada na região do arco longitudinal (aquela curvinha na parte de dentro do pé), solado antiderrapante, material firme e estável, solado de borracha ou couro bem molinho com revestimento interno de tecido são boas opções”, aconselha.

A podóloga lembra que antes de cortar as unhas dos filhos é preciso estar sempre com as mãos limpas, usar cortador reto e não cortar as extremidades das unhas. Ela também aconselha a cortar durante o sono, pois estão mais relaxados. “Segure o pezinho com firmeza e mantenha a calma”, aconselha.

Outra dica é não cutucar os cantos dos dedos, pois isso pode trazer complicações e dores aos pequenos. “Corte as unhas sempre em um formato quadradinho e se as pontinhas ficarem enroscando passe de leve a lixa e com o seu polegar afaste a pele que fica bem embaixo da unha do bebê e faça o corte rente ao dedo”, ensina.

Rosélia alerta que se, mesmo com todos esses cuidados, ainda não conseguir evitar o encravamento é preciso consultar um podólogo especializado.