< Voltar

Crianças não devem usar cosméticos de adultos

Publicada dia 05/12/2019 às 09:28:59

Thaís Balielo

criancas-nao-devem-usar-cosmeticos-de-adultos


Meninas comemorando o aniversário dentro do salão de beleza e meninos juntando mesada para comprar uma colônia virou moda. Muitas crianças menores de 12 anos já pintam o cabelo, a unha, fazem chapinha, usam hidratantes e abusam da maquiagem. Esta vaidade pode estimular a autoestima, mas pode ser prejudicial à saúde. A dermatologista Ana Lúcia Beltrame alerta que o Brasil é um alto consumidor de cosméticos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tem registrados mais de 3,5 mil produtos voltado para crianças. O Brasil é hoje o terceiro mercado de cosméticos infantis do mundo, perde somente para os Estados Unidos e França, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria.

“Crianças tem pele mais fina, delicada e sensível, por isso devem usar produtos infantis, que são hipoalergênicos e especialmente formulados e desenvolvidos para a pele infantil. Tanto sabonetes, quanto shampoos, condicionadores, filtros solares e repelentes, e mesmo maquiagens, pois o uso de produtos destinados aos adultos pelas crianças pode desencadear alergias e irritações na pele, como dermatite de contato, urticária, cravos e até mesmo espinhas, dependendo do tipo de produto”, explica.

Ana Lúcia alertou que, além da pele infantil ser mais fina, possui uma barreira lipídica um pouco diferente da do adulto, com isso o princípio ativo do produto penetra mais na pele, podendo levar até a quadros de intoxicação. Em crianças, tudo é proporcional ao peso corporal. Já os filtros solares devem ser utilizados após os seis meses e repelentes a partir dos dois anos. Entre os seis meses e dois anos é utilizada a loção anti-mosquito.

A dermatologista alerta que a maquiagem e esmalte também podem causar alergias. “O adulto tem oleosidade na pele, mas crianças até a adolescência não, pois não têm os hormônios ainda. O mesmo se dá para desodorantes, que são para adolescentes e adultos, pois o suor da criança não tem odor”, argumenta.