< Voltar

Como envelhecer com saúde e ficar melhor que no app

Publicada dia 22/08/2019 às 23:27:45

Thaís Balielo

como-envelhecer-com-saude-e-ficar-melhor-que-no-app


Um aplicativo de celular que simula o envelhecimento facial das pessoas virou febre nas últimas semanas nas redes sociais. Famosos e anônimos postaram suas fotos envelhecidos. No entanto, muitos não gostaram do que viram e para chegarmos à terceira idade com o rosto menos parecido com a simulação virtual é preciso muito cuidado com a pele e hábitos saudáveis, como explica a esteticista Eliane Martins.

“Ao longo do tempo, a derme da pele perde tanto colágeno (proteína), como também a elastina (fibras que proporcionam a elasticidade da pele), por isso a pele torna-se mais fina e tem problemas para conseguir suficiente umidade para a epiderme. A gordura na camada subcutânea da pele, que dá uma aparência carnuda também começa a desaparecer, a epiderme começa a ceder, e formam-se as rugas”, revela.

Eliane argumenta que o envelhecimento é um processo contínuo. “Com o tempo, a pele perde sua elasticidade e isto tem como resultado os pés de galinha, as rugas e as manchas da idade. Quando se cruza a idade de 30 anos, a pele se torna mais fina e é incapaz de reter a umidade suficiente para manter esse brilho intenso da juventude. As rugas são geralmente de dois tipos, linhas finas superficiais e sulcos profundos”, diz.

A profissional lembra ainda que é preciso diferenciar o envelhecimento biológico natural que ocorre ao longo da vida, do fotoenvelhecimento, aquele causado pela exposição aos raios ultravioleta, à luz visível e ao infravermelho. “Essa exposição causa danos expressivos à pele como manchas, rugas, dilatação dos vasos, aparecimento de tumores benignos e malignos”, alerta.

Ela afirma ainda que o avanço da estética fez com que este envelhecimento seja retardado. “Hoje temos os peelings químicos que melhoram a condição da pele como manchas, rugas e flacidez, aumentam a produção de colágeno e elastina literalmente rejuvenescendo a pele. Depois veio a eletroterapia com novas tecnologias (renovação celular), lasers (luz pulsada e Co2 fracionado), ultrassom microfocado, radiofrequência, e outros. Estes tratamentos adiaram a cirurgia facial ou lifting”, garante.

Dicas para chegar aos 60 melhor que no app

Mude a alimentação

Diminua o consumo de alimentos de alto teor glicêmico, pois eles aceleram a degradação as células que compõem a pele. Evite álcool e cigarro. Estes dois tipos de drogas também aceleram a morte celular da pele, aumentando o envelhecimento.

Use protetor solar

A exposição ao sol sem proteção é um dos motivos que levam pessoas a ficarem com a pele envelhecida mais rapidamente: protetores solares devem ser usados todos os dias, inclusive no inverno.

Passe hidratante

Os cremes servem para deixar a pele mais hidratada e devem ser usados todos os dias, principalmente no inverno, quando a pele tende a ficar ressecada.

Beba água

A água é importante para que o corpo funcione bem e o líquido é essencial para as células da pele.

Fazer atividades físicas moderadas

Manter o corpo em movimento é essencial para um organismo saudável, mas não exagere: exercício demais pode gerar o chamado "estresse oxidativo" e acelerar o envelhecimento.