< Voltar

Casos de Sarampo na região provocam “corrida” aos postos

Publicada dia 07/09/2019 às 12:36:25

Thaís Balielo

casos-de-sarampo-na-regiao-provocam-corrida-aos-postos


Em 2018 o Ministério da Saúde estava realizando uma campanha de vacinação contra o sarampo, pois a doença, até então erradicada, começava a reaparecer. Em Santa Cruz do Rio Pardo, os índices vacinais estavam caindo, sendo 96% em 2016 e 84% em 2017. Em 2018, o índice subiu para 112,43% devido à campanha. Agora em 2019, com a proximidade de casos da doença nas cidades da região, o índice de vacinação já está em 108% e foram aplicadas até o fechamento desta edição 2.410 doses.

Em Ourinhos, um bebê de cinco meses está internado em isolamento por suspeita de sarampo. Outros 10 casos suspeitos aguardam resultados dos exames no Instituto Adolf Lutz. A cidade de Bauru já tem 11 casos confirmados de sarampo e em Marília, são 10 confirmações. No município de Santa Cruz não há registo de casos suspeitos da doença.

No Brasil, os casos confirmados estão distribuídos em 13 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí). No estado de São Paulo, em 2019, foram confirmados 2.982 casos de sarampo e 15.345 estão em investigação. Até o momento, houve o registro de três óbitos, sem histórico vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde explicou que bebês de seis a onze meses devem receber uma dose extra da vacina contra o sarampo. Ela é chamada de ‘dose zero’, pois não substitui as previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

A estratégia busca proteger esse grupo, que é mais vulnerável ao vírus e tem mais risco de ter complicações causadas pela doença. Ao completar 12 meses, essas crianças devem retornar ao posto de vacinação para começar o esquema vacinal, respeitando o prazo de 30 dias entre as doses. A segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses.

O Calendário Nacional de Vacinação oferta a proteção contra o sarampo. São duas doses para pessoas de 1 a 29 anos e uma dose para pessoas na faixa de 30 a 59 anos. Vale lembrar que quem já está vacinado não precisa receber a vacina novamente.

Em Santa Cruz a vacina está disponível em todas as unidades de Saúde das 8 às 12 horas e das 13 às 15 horas. A vacina está disponível às segundas-feiras na USF Fabiano, às terças- feiras no Centro de Saúde II, às quartas-feiras na UBS Mathias e na USF Santa Aurelina, às quintas-feiras na UBS Estação, USF São João e Centro de Saúde, já nas sextas-feiras a vacina fica disponível na USF Parque das Nações.

Segundo a secretaria, entre os dias 1 de julho e 5 de setembro, foram aplicadas 1.348 doses de vacina Tríplice Viral que confere proteção contra Sarampo, Caxumba e Rubéola como atualização de situação vacinal.

A doença

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa. Os sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular).

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Ana Carolina Mariano alerta que a identificação oportuna e o monitoramento de todas as pessoas que tiveram contato com o caso suspeito ou confirmado durante todo o período de transmissibilidade (seis dias antes e quatro dias após o início do exantema) são determinantes para a adoção e a efetividade das medidas de controle. “É realizado um bloqueio vacinal seletivo, preferencialmente, em até 72 horas, em todos os contatos do caso suspeito, a partir dos seis meses de idade. Todas as pessoas que apresentem os sintomas da doença devem procurar uma unidade de saúde e ter o mínimo de deslocamento possível, pois o Sarampo é uma doença altamente infectante transmissível por via respiratória, uma pessoa doente pode contaminar até 18 pessoas”, alerta.