< Voltar

Benefícios da Yoga mudaram vida de instrutora

Publicada dia 07/09/2018 às 14:13:07

Thaís Balielo

beneficios-da-yoga-mudaram-vida-de-instrutora


Natural de Piacatu (262 quilômetros de Santa Cruz do Rio Pardo), a instrutora de yoga Flaviana Carla Ferezin dos Santos está em Santa Cruz do Rio Pardo desde 2011 ensinando a prática milenar.

Ela conta como a yoga mudou drasticamente sua vida e como ela resolveu que sua missão seria inserir este benefício na vida de outras pessoas. Com problemas de coluna e depressão, ela se curou com a prática e despertou para uma nova profissão.

Flaviana conta que foi forçada a fazer natação por conta de uma escoliose acentuada na coluna. Quando estava no terceiro ano de direito percebeu que não era o que queria, mas devido a influência familiar não desistiu e concluiu o curso. “Com o passar do tempo fui percebendo que realmente o mundo jurídico não fazia parte da minha vida, foi quando adoeci, entrando em uma profunda depressão, lembro-me que o que mais queria era morrer, hoje o que mais quero é viver. Fui atrás de vários tratamentos e nada funcionava”, conta.

Foi quando conheceu a yoga em uma revista e já nas primeiras aulas sentiu os benefícios da prática. “Eu não tinha flexibilidade, força, equilíbrio, concentração, qualidade de vida e pensamentos positivos, mas nos primeiros meses já senti melhora nesses aspectos, as dores das costas que chegava até travar desapareceram e quanto à depressão, dentro de seis meses meu neurologista começou a retirar os medicamentos”, revela.

Incentivada pela instrutora, Flaviana buscou um curso de formação de instrutores, visando conhecer a respeito da teoria. “Nessa época ainda estudava para concurso público, aos poucos fui deixando de lado as doutrinas jurídicas e me aperfeiçoando na filosofia do yoga. Então, de repente me dei conta que não queria mais direito na minha vida. Então percebi que o meu propósito de vida era difundir essa filosofia milenar de vida chamada yoga”.

Ela continuou se aperfeiçoando e fez vários cursos filiados pela aliança do yoga, associação que apoia e congrega os melhores profissionais da área.

Benefícios

Flaviana explica que a yoga induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, criatividade, clareza de pensamento e percepção interior. Reduz estresse e ansiedade; combate insônia, depressão e síndrome do pânico. Promove vitalidade e uma permanente sensação de bem estar. Aperfeiçoa a postura; aumenta à resistência física, o equilíbrio, a consciência corporal; desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura proporcionando agilidade e flexibilidade ao corpo. Fortalece o sistema cardiovascular e imunológico; regula o funcionamento do sistema respiratório e digestivo; equilibra a produção hormonal; reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol, diminui a glicemia e a dor em pessoas com artrite, problemas na coluna, fibromialgia, síndrome do túnel do carpo e outros problemas crônicos. “Esses benefícios dependerão da regularidade do praticante, embora demore alguns meses para se manifestarem, eles o acompanharão por toda a vida”, garante.

“Depois de 15 anos vivendo nessa filosofia, posso dizer que sou outra pessoa, muito mais centrada, flexível, forte (emocionalmente e fisicamente) e determinada. Preciso reencontrar o médico que me disse que quando eu tivesse com 40 anos poderia estar em uma cadeira de rodas por conta da minha coluna, hoje com quase 40, tenho saúde física e mental, qualidade de vida, e sem dizer que estou grávida de cinco meses, esperando meu segundo filho, e podendo fazer tantas coisas que faço. E claro, sem dizer que nunca mais tive dores nas costas e muito menos depressão, uma doença que infelizmente atinge muitas pessoas no século XXI”, conclui.