< Voltar

Bases do SAMU recebem sanitização contra coronavírus

Publicada dia 12/06/2020 às 15:41:50

Isadora Iaroseski

bases-do-samu-recebem-sanitizacao-contra-coronavirus

Renan Alves


As bases do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) das cidades de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Timburi, Ipaussu e Bernardino de Campos estão recebendo periodicamente um processo de sanitização contra o coronavírus através de pulverização química, por meio de um atomizador elétrico, de um produto que tem ação desinfetante comprovada contra vírus, bactérias e fungos, em especial, o Covid-19.

Além das bases e veículos do SAMU, a sede da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santa Cruz do Rio Pardo também está sendo sanitizada. Os órgãos são geridos pela Abedesc (Associação Beneficente de Desenvolvimento Social e Cultural).

O produto utilizado é formulado à base de quaternário de amônio. Esse princípio ativo vem sendo usado, há muitos anos, em hospitais e outros estabelecimentos de saúde como produto de higiene e limpeza para desinfecção de pisos e superfícies.

Recentemente, foi descoberta sua eficácia contra o Covid-19 e o quaternário de amônio está sendo enormemente usado na China, Espanha e vários outros países para desinfecção de ambientes.

A grande vantagem desse produto é que ele não danifica, não corrói e nem causa manchas em moveis, paredes e equipamentos, além de ter eficiência comprovada, não ter cheiro nem ação tóxica para seres humanos e animais domésticos.

Segundo Fabiano Pinheiro, engenheiro químico graduado na Universidade de São Paulo, responsável técnico pela Pinheiro Ambiental, a máquina que faz a aplicação do produto gera, sob pressão,  uma micro pulverização do princípio químico, gerando micro gotículas que são dispersas no ambiente e aplicadas em superfícies, portas, batentes, interruptores, balcões, maçanetas, assentos, parede, corrimões e em todos os locais onde possa haver contato manual e a possibilidade de contaminação. Fabiano esclarece que o micro gotejamento do produto além de auxiliar na eliminação do vírus, forma, em poucos minutos após a aplicação, uma fina película nas superfícies, prolongando por mais tempo a ação preventiva do quaternário de amônio.