< Voltar

Banho quente x frio: qual a melhor opção?

Publicada dia 21/11/2019 às 09:59:12

Thaís Balielo

banho-quente-x-frio-qual-a-melhor-opcao-


Tomar um banho gelado para refrescar no verão, ou relaxar naquele banho quentinho no inverno é sempre agradável. A temperatura do banho tem suas vantagens e desvantagens independente das estações do ano. A água fria, por exemplo, é uma opção ótima para quem tem dificuldades de sair da cama já que ajuda no despertar do organismo. Um banho bem quentinho, por sua vez, relaxa. A dermatologista Ana Lúcia Beltrame disse que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é melhor para o organismo entre banho quente ou frio.

A médica explica que o banho quente costuma promover um relaxamento do organismo, com dilatação dos vasos sanguíneos e melhora da oxigenação dos órgãos, atenuando as contrações musculares, e dilatando os poros da pele, facilitando a retirada das células mortas e a renovação celular.

Já o banho frio apresenta um efeito revigorante do organismo, gerando ativação das células para que elas mantenham o corpo aquecido. Também melhora a sensação de cansaço nas pernas devido a alterações circulatórias.

“Na verdade, a temperatura ideal da água para o banho é de 36 a 37º C, parecida com a temperatura corporal, para se manter o equilíbrio do organismo, gerando uma sensação de conforto e bem estar. Costumo dizer que nós gostamos de banho quente, mas a pele e os cabelos não”, argumenta.

A médica explicou que a pele possui um manto hidro-lipídico, que é uma camada externa protetora da epiderme, e o banho quente retira em parte esta camada, deixando a pele desprotegida e ressecada, com um aspecto áspero e podendo causar coceira, além de vermelhidão.

Algumas doenças cutâneas, como dermatite atópica, dermatite seborreica e psoríase podem piorar com o banho quente. Os cabelos também sentem o aumento da temperatura e ressecam, principalmente nas pontas, enquanto no couro cabeludo as glândulas sebáceas ficam ativadas, produzindo maior oleosidade e facilitando o crescimento de fungos.

Dessa maneira, o banho adequado para se manter a pele e cabelos saudáveis deve ser com a temperatura de 36 a 37ºC; rápido, em torno de 10 minutos de duração, sem o uso de jatos de pressão muito fortes, para não lesarem a barreira cutânea, e com o uso de sabonetes neutros de pH semelhantes ao da pele (tipo Syndet) ou que tenham uma função hidratante, de acordo com cada tipo de pele. E os cabelos ficarão macios e sedosos, aliados ao uso de produtos específicos de acordo com cada tipo de cabelo.