< Voltar

Bandagem ajuda tratamento de crianças

Publicada dia 02/12/2019 às 14:17:54

Thaís Balielo

bandagem-ajuda-tratamento-de-criancas


Com certeza você já viu atletas com fitas coloridas pelo corpo em diversas modalidades de esporte, tanto profissional como amador. O uso não é por moda, mas sim baseada em uma técnica criada no Japão nos anos 1970 para tratamento de lesões e para melhorar desempenho. Fora do esporte a bandagem vem sendo utilizada em diversos tratamentos fisioterápicos e fonoaudiólogos, inclusive para crianças e bebês.

A fisioterapeuta Aleteia Rodrigues e a estagiária Mariana dos Santos vêm trabalhando a terapia com bandagem em crianças na Clínica Integrar. Aleteia explicou que a bandagem serve para várias funções diferentes. “Existem vários métodos e técnicas que se beneficiam do uso de Bandagem Terapêutica, nós da Clínica Integrar utilizamos o método Therapy Taping com enfoque no desenvolvimento motor atípico de bebês e crianças”, conta.

Aleteia explica que utiliza a técnica em bebês desde o nascimento até crianças maiores, para que elas tenham percepção da ação muscular e após sentir, correlacione com a ação funcional, a fim de contribuir com o aprendizado motor.

“Diferente das técnicas ortopédicas, nós não utilizamos a origem e inserção muscular, que visam amenizar a dor ou musculatura a ser tratada, o método Therapy Taping utiliza-se de linhas de clivagem, trabalhando com planos de movimento, pensando no bebê ou na criança, no ambiente que ela está e na tarefa que ela precisa aprender”, explica.

Utilizada para diversos casos, a bandagem terapêutica é uma aliada importante para ajudar crianças com Hipotônicas, como por exemplo, Síndrome de Down, a desenvolver posturas adequadas.