< Voltar

Aparecimento de acrocórdons não deve causar pânico

Publicada dia 13/12/2018 às 12:58:09

Thaís Balielo

aparecimento-de-acrocordons-nao-deve-causar-panico


Espécies de pintas em relevo, parecidas com verrugas, os acrodórdons não evoluem para câncer de pele, mas devem ser retirados quando estiverem em áreas de atrito ou até mesmo por questões estéticas. A dermatologista Ana Lúcia Beltrame conversou com a reportagem sobre o assunto.

Atual – O que são acrocórdons?

Ana – Os acrocórdons, também chamados fibromas moles ou pólipos fibroepiteliais, são pequenas dobras de pele, que podem ser pedunculados, normalmente da mesma cor da pele ou acastanhados, benignos e assintomáticos. São mais comuns no pescoço, axilas, virilhas e pálpebras, mas podem aparecer em outras áreas do corpo. Não apresentam vírus, como as verrugas, e não se transformam em câncer de pele.

Atual – Por que eles ocorrem?

Ana – Essas lesões aparecem geralmente após os 40 anos, espontaneamente, por tendência genética, e muitas vezes estão relacionadas a resistência à insulina, como nos diabéticos, obesos, ou relacionadas a fatores hormonais, como na gestação e acromegalia. Acomete tanto homens quanto mulheres, indistintamente.

Atual – A indicação de retirar é apenas estética ou eles podem causar problemas?

Ana – Apesar dos acrocórdons não sofrerem transformação maligna, quando localizados em áreas de trauma ou irritados, é recomendada a retirada dessas lesões, pois podem evoluir até para uma infecção no local. Na área dos olhos, dependendo do crescimento do acrocórdon, pode atrapalhar a visão.  Já aquelas lesões que estão estacionadas e não irritam, podem ser observadas ou retiradas apenas por estética.

Atual – Receitas caseiras para eliminar os acrocórdons são eficazes?

Ana – A maioria das receitas caseiras para retirada de acrocórdons não funciona. Algumas vezes as lesões podem cair porque elas giram sobre si mesmas e prendem a circulação que traz nutrientes, levando a morte tecidual e queda da lesão. É o mesmo mecanismo de quando essas lesões são “amarradas”. Porém, não se recomendam esses procedimentos, pois pode originar uma dermatite, uma infecção ou a lesão cair parcialmente, tornando-a irritada e dolorida, além da formação de cicatrizes inestéticas. Além do fato de outras lesões de pele como verrugas, pintas e câncer de pele serem confundidos com acrocórdons e conduzidos inadequadamente.  Portanto, é necessário procurar um dermatologista para que se faça o diagnóstico correto e a instituição do tratamento mais adequado para cada caso.