< Voltar

“Chip da beleza” traz diversos benefícios à mulher

Publicada dia 24/05/2019 às 15:09:35

Thiago Mazzante

-chip-da-beleza-traz-diversos-beneficios-a-mulher


Conhecido na mídia como “chip da beleza”, os implantes hormonais estão em alta atualmente e podem ser usados para os mais diversos problemas. Os implantes podem aumentar a disposição, a libido, servem como contraceptivo para mulheres em idade fértil ou um repositor hormonal para a turma da menopausa. O ginecologista e obstetra Lucas Tosi falou com o Atual sobre o assunto.

São implantes de tubos de silicone com hormônios. Os mais comuns são testosterona, estrogênio e tipos de progesterona como a gestrinona que ficou conhecida como chip da beleza.

Tosi explicou que o implante é uma via de administração hormonal subcutânea. É colocado com anestesia local nos glúteos da paciente e eles vão liberar os hormônios gradativamente. O implante tem validade de um ano e pode ser trocado por novos após este período.

“O implante pode ser usado para diversos objetivos. Em pacientes jovens que acabaram de começar a menstruar e tem muita cólica, e sangramento irregular. Também pode ser na mulher de mais de 30 que quer dar uma melhorada no físico. Além das pacientes com mais de 60, já na menopausa, para melhorar a qualidade de vida e o ânimo geral”, relata.

Tosi explica que a gestrinona é um tipo de progesterona e tem diversos benefícios. “Dá um bem estar geral, aumenta massa magra, diminui celulite, melhora a libido. Por conta deste benefícios a mídia deu o nome de chip da beleza, não é um nome que os médicos deram. É importante ressaltar que se trata de uma medicação hormonal e, portanto, não é isenta de efeitos colaterais. Como em qualquer progesterona causa aumento da oleosidade da pele, espinha, pode dar retenção de líquido e queda de cabelo”, diz.

O médico revela que as pacientes relatam os problemas principalmente com espinhas, mas que os benefícios foram maiores que os efeitos colaterais. “O medicamento é totalmente individual. É feito uma análise de quais hormônios a paciente precisa e a empresa fabrica os implantes especificamente para cada pessoa”, argumenta.

Segundo o ginecologista, a vantagem do implante subcutâneo sobre outros métodos de ingestão de hormônios é passar apenas uma vez pelo fígado e não proporcionar picos hormonais na corrente sanguínea. Com isso, diminuem os efeitos colaterais como risco de câncer e o medicamento é melhor absorvido pelo organismo.