Jornal Atual
< Voltar

Vice de Bernardino de Campos denuncia prefeito por supostas irregularidades

Publicada dia 10/09/2018 às 12:04:19

Jornal Atual

vice-de-bernardino-de-campos-denuncia-prefeito-por-supostas-irregularidades


O vice-prefeito de Bernardino de Campos, Wilson José Garcia (PSB), convocou uma coletiva de imprensa na última quarta-feira, 5, para realizar diversas e graves denúncias contra o prefeito Odilon Rodrigues Martins (PPS).

Segundo Wilson tudo começou quando em março deste ano ele assumiu a prefeitura por um mês, após Odilon se afastar por problemas de saúde. “Infelizmente ao assumir a prefeitura de Bernardino de Campos eu percebi que havia algo errado, e acabei descobrindo várias coisas que me decepcionaram muito”, disse Wilson.

As denúncias vão desde notas fiscais frias, uso indevido de veículo oficial, desistência de 180 casas do CDHU para beneficiar outra construtora, e interferência direta do filho de Odilon na prefeitura, que possui um cargo de voluntário na administração.

O vice-prefeito alega ainda que quando estava no lugar de Odilon chegou a receber o pedido para o pagamento de duas notas fiscais de material de construção, no valor total de R$ 17.566,40 de uma empresa de propriedade do genro do prefeito. “Eu estranhei aquelas duas notas, então pedi informações de onde estavam os materiais ali descriminados. Não recebi as informações, e o pior, sete dias depois as duas notas foram canceladas”, comentou o vice.

A outra denúncia é de que Odilon desistiu de 180 casas do CDHU, para beneficiar uma construtora privada que irá iniciar uma obra através do projeto “Minha Casa Minha Vida”. “Logo nos primeiros dias que eu assumi a prefeitura, uma funcionária foi até minha mesa e me mostrou um ofício encaminhado para o CDHU onde Odilon desistia das casas, e a funcionária me pediu para eu não deixar isso acontecer, então peguei o carro e fui até São Paulo segurar a desistência. É inadmissível um prefeito abrir mão de 180 casas para a população, só para beneficiar um ou outro construtor”, falou Wilson. “Acabei descobrindo também que Cristiano, filho de Odilon, que ocupa um cargo voluntário na prefeitura, interfere diretamente na administração, e secretários e funcionários assinam documentos por pressão dele”, disparou.

Wilson revelou que o seu relacionamento com o prefeito acabou de vez quando ele se recusou a liberar um carro da prefeitura para a esposa de Odilon ir a uma festa em São Paulo. “Chegou o pedido para liberar o carro da prefeitura para uma viagem até a capital, perguntei o que era, e me informaram que a esposa do governador Geraldo (PSDB), a Lú Alckmin iria fazer um evento de despedida, oras isso não é de interesse da população, então não poderia liberar o carro com o tanque cheio. Que fossem com o carro particular”, pontuou.

O vice-prefeito explicou porque demorou quase cinco meses para fazer as denúncias. “Eu não queria que a população pensasse que eu estava sendo oportunista, e também levei as informações para os vereadores, mas eu não poderia mais ficar quieto, a população de Bernardino tem de saber toda a verdade”, exclamou.

Wilson terminou a entrevista contando porque não procurou o prefeito para conversar. “Logo quando ele reassumiu a prefeitura ele reuniu o secretariado e me criticou muito, chegou a falar para alguns que tinha nojo de mim, então eu não o procurei, e ele também não falou mais comigo, apenas agora quando eu postei nas redes sociais que iria falar, é que ele pediu para um assessor me ligar, mas não tem mais o que a gente conversar, eu prometi para meu pai que seria honesto na política, como sou em minha vida, e não vou decepcioná-lo. A população agora pode tirar a sua conclusão”, finalizou o vice-prefeito afirmando que irá ao Ministério Público.

Contraponto

A reportagem do Atual entrou em contato com a prefeitura de Bernardino de Campos para tentar ouvir o prefeito Odilon Rodrigues Martins (PPS), e foi informada pelo Chefe de Gabinete, Carlos Malagutte, que Odilon não iria se manifestar no momento, mas que ele, Malagutte, estava a disposição para se defender das denúncias.

Em seu gabinete, Malagutte iniciou pedindo desculpas pela ausência do prefeito, elogiou-o e afirmou que Odilon estava muito magoado com as atitudes de Wilson, e se sentindo traído.

O Chefe de Gabinete foi citado ao menos em duas vezes durante as acusações do vice-prefeito em coletiva de imprensa, e deu sua versão dos fatos. “O Wilson disse que o prefeito estava desistindo das casas do CDHU, primeiro é preciso lembrar que Odilon é o prefeito que mais conseguiu casas para Bernardino de Campos, infelizmente nós estamos com problemas no terreno onde podem ser construídas estas casas e estamos resolvendo, realmente o documento que ele apresentou tinha uma falha, só que Wilson não revelou, não sei por que, deve ter se esquecido, que eu fui com ele até São Paulo para resolver o problema, quando comentei com Odilon ele pediu para resolver esse problema, isso o Wilson não contou para a imprensa?”, indagou.

“Já em relação ao projeto Minha Casa Minha Vida, o vice-prefeito sabe do meu bom relacionamento com muita gente, e eu realmente fui atrás de empresários para investir aqui em Bernardino, só que depois de tudo isso, meu medo é que esses empresários desistam de investir em nossa cidade, e quero deixar claro para a população, se isso acontecer, o Wilson será o responsável por Bernardino de Campos perder mais de 300 casas”, ameaçou.

Durante a entrevista, o prefeito Odilon entrou no gabinete, e, de forma exclusiva, conversou por mais de meia hora com nossa reportagem e não fez questão de esconder sua mágoa com o vice. “Ele tomava café na minha casa, eu o ajudei muito, foi uma traição muito grande”, desabafou o prefeito.

Odilon se emocionou e foi às lágrimas ao falar de seu filho. “O Cristiano está com vergonha de sair de casa, o Wilson conhece meu filho muito bem, ele presta serviço voluntário aqui, está na lei do município, ele não tem benefício nenhum com isso, possui seus rendimentos, e no momento certo todos saberão”, afirmou.

Sobre as notas fiscais o prefeito disse que será aberta uma sindicância. “Realmente a loja de materiais de construção tem o marido de minha filha como sócio, mas foi feita a licitação corretamente, já verificamos que o material foi entregue, queremos saber agora porque foram anuladas”, indagou.

Antes de deixar a sala, Odilon fez mais revelações. “Quando ele se negou a emprestar o carro para ir a São Paulo, eu fiquei chateado, mas não guardo mágoas, tanto é que quando voltei da licença fiz uma postagem no Facebook e agradeci o trabalho do Wilson, do qual não interferi, o deixei a vontade, mas ele me traiu e acabou, não quero mais nada com ele, e é verdade que já falei para meus secretários que não quero ouvir esse nome aqui na prefeitura, eu sou sincero, não escondo nada, e mais, eu estava o preparando para ser meu sucessor, mas já antecipo, vou concorrer à reeleição e ganhar dele nas urnas”, terminou Odilon deixando a sala.

Ao final o Chefe de Gabinete também atacou o vice-prefeito. “Ele diz que pensa na população, mas não falou que precisou de uma cirurgia e veio pedir minha ajuda, não se importou que existia uma fila de espera, com minhas amizades consegui para ele em Botucatu, não mandamos pacientes pra lá, pois não somos da região, e mesmo assim ele operou. Não revelou também que após a alta ele ligou para nossa Secretária de Saúde e exigiu que ela o fosse buscar, ela chamou mais uma funcionária, para não ir sozinha, e foi com seu carro particular, isso ele não contou para a imprensa”, finalizou.