Jornal Atual
< Voltar

Projeto da Fatec Ourinhos é apresentado em Lisboa

Publicada dia 29/08/2019 às 12:11:59

Divulgação

projeto-da-fatec-ourinhos-e-apresentado-em-lisboa


A Fatec-Ourinhos apresentou recentemente um artigo em um Congresso da Universidade de Lisboa, em Portugal. O Artigo “O engajamento estudantil na Fatec Ourinhos: esforço, envolvimento, estratégias e aprendizagens diversas” fala sobre a criação de um aplicativo de celular desenvolvido pelos alunos para ajudar no atendimento do NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) da instituição.

A pedagoga e psicóloga Eunice Correia Sanches Beloti acompanhou os alunos Vitor Silva e o Wilson Sanches Filho no Congresso. Ela conta que a experiência foi única para os estudantes, pois além da troca de conhecimento na universidade, houve o enriquecimento cultural que tiveram em conhecer o país europeu.

O NAP surgiu para tentar amenizar o problema de evasão dos cursos da instituição. Eunice se uniu as professoras Rose Prado e Marcela Rossini para criar o projeto piloto em 2017. “Observando a dificuldade dos alunos nas questões pessoais e no aprendizado de algumas matérias, começamos a pensar e a desenvolver algo que pudesse ajudar estes alunos”, conta.

Inicialmente o projeto atendia apenas os alunos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas. “Divulgamos nas classes e esses alunos que tinham dificuldades poderiam nos procurar anonimamente. Porém, começamos a receber uma demanda maior de outros cursos. Então ampliamos o projeto e se tornou o Núcleo em 2018”, relata.

Eunice revela que com a ampliação do Núcleo, os resultados foram sentidos com a diminuição da desistência de alunos. “Os alunos que tinham suas dificuldades pessoais, já melhoraram. Eles passaram a ser ouvidos e assistidos. Lembrando que o trabalho se trata de um acompanhamento e acolhimento. Não é um atendimento psicológico, é um atendimento de apoio. Casos necessários são encaminhados para acompanhamento psicológico ou psiquiátrico”, explica.

Com o avanço do Núcleo, a professora Sílvia Helena de Oliveira Santos começou a orientar os alunos para criar um aplicativo. A criação do app foi então o trabalho de conclusão de curso dos alunos Vitor Silva e o Wilson Sanches Filho. Com isso, também foi ampliado o atendimento para alunos que já se formaram na Fatec.

O aplicativo tem função de auxiliar o NAP. Nele, o aluno faz seu cadastro no Núcleo, responde a um questionário, tem uma análise, um prognóstico e um encaminhamento para atendimento personalizado.

Para ir até Portugal apresentar o projeto, os alunos conseguiram patrocínio de algumas empresas. Os patrocinadores, LPZiglio, OuriPonto e Gemmap, fazem parte da AORTI (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Ourinhos e Região).