Jornal Atual
< Voltar

Familiares tem até dia 29 para obras em túmulos antes de Finados

Publicada dia 25/10/2017 às 09:25:09

Jornal Atual

familiares-tem-ate-dia-29-para-obras-em-tumulos-antes-de-finados


O Dia dos Finados se aproxima e, com ele, costuma vir a pressa para arrumar túmulos e jazigos para receber a família que visita os entes queridos. No entanto, a administração do Cemitério Municipal estipula datas limites para evitar contratempos no dia de visitação.

 Os serviços de pedreiro, reboque, assentamento de piso e obras em geral, devem acontecer somente até o dia 29, ainda necessitando de autorização da administração antes do início. Já lavagens e serviços de pintura, devem ser feitos até o dia 31, dois dias antes do feriado.

Após estas datas, fica terminantemente proibido qualquer destas atividades e a não obediência acarretará em medidas administrativas. Segundo o oficial administrativo do cemitério, Gagrione Fernando da Silva, foram instaladas torneiras e tomadas em novos pontos, para facilitar as obras necessárias. “Mas tem que levar o material de limpeza, pois já chegamos a fornecer e algumas pessoas acabavam levando embora. Então temos água e energia para quem precisar”, explica.

O oficial ainda explica que, no decorrer do ano, diversas alterações foram feitas, melhorando o espaço para receber os familiares. Além disso, a organização realizada nos últimos anos, fez com que os túmulos em situação de abandono fossem reduzidos, devido às notificações que foram distribuídas. “Cerca de 300 responsáveis por túmulos não foram encontrados, e estes se estão quebrados, destruídos, dá até pra ver dentro. Mas já estamos em processo para reaver o terreno”, detalha.

Os restos mortais destes túmulos estão sendo identificados e armazenados no ossário para o caso de a família aparecer. O curioso é o tempo destes corpos, onde se data finados em 1908. “Nós informatizamos e cadastramos todos os enterrados no cemitério municipal. Na data de finados este sistema é muito útil, pois muitos familiares não se lembram da localização dos túmulos”.

Para buscar o local das sepulturas, basta acessar o site da prefeitura municipal santacruzdoriopardo.sp.gov.br, ir até as notas de falecimento, onde há uma barra de busca. Depois, basta colocar o nome, para que a perpétua, quadra, rua e posição seja informada. Para informação sobre obras, o telefone é (14) 3372-2572 e o horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Confira a programação de missas no feriado de 2 de novembro, na Capela do Cemitério Municipal:

07h Padre Gerson (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

09h Padre Davi (Paróquia São Benedito)

10h30 Frei Cardoso (Matriz de São Sebastião)

15h Padre Robson (Paróquia Nossa Senhora das Graças)

17h Padre Xavier (Paróquia Santo Antônio)