Jornal Atual
< Voltar

Bernardino receberá Sítio do Picapau Amarelo

Publicada dia 13/09/2019 às 12:39:13
Informe Publicitário

Divulgação

bernardino-recebera-sitio-do-picapau-amarelo


A cidade de Bernardino de Campos receberá entre os dias 6 e 11 de outubro, o Sítio do Picapau Amarelo com personagens como a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, tia Nastácia, Dona Benta e até a malvada Cuca. O evento está sendo trazido pelas irmãs Gal Corrêa e Fabíola Corrêa diretamente de Mairiporã (SP), cidade em que já existe o Sítio credenciado desde 2011 pelos estúdios Globo.

“O projeto é uma homenagem a nossa mãe, Zoraide Corrêa, que era professora e adorava literatura, principalmente Monteiro Lobato, mas acabou falecendo neste ano. Temos amizade com a equipe do Sítio de Mairiporã e vamos trazer para Bernardino de Campos porque somos de lá e encontramos um espaço com as mesmas características da história”, conta Fabíola.

O  espaço temático será um local de aprendizagem que trabalhará alinhado com os pilares da educação da  UNESCO –  Organização de Cultura, Educação  e Ciência das Nações Unidas -, ou seja,  aprender a conhecer, aprender a fazer,  aprender a conviver e aprender a ser. E também respeitando os direitos fundamentais  da criança. Entre eles o direito a ser feliz, brincar e relaxar, entender a própria cultura, conhecer lugares novos e ter experiências ricas e significativas.

A missão do Sítio do Picapau Amarelo, que será um espaço temático para estudo do meio e lazer dirigido baseado na literatura produzida por Monteiro Lobato, é proporcionar às crianças de 2 a 12 anos uma experiência rica em aprendizagem e inspirada na cultura brasileira para ajudar em seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

O espaço receberá turmas de alunos em dois períodos, manhã (das 8 às 11h30) e tarde (das 13h30 às 17 horas) que serão subdivididos em grupos contendo, em média, 25 crianças cada. “O sítio terá seis estações com personagens e uma estação com brincadeira. Ao término haverá um pocket show de maneira intimista, ou seja, atores na frente das crianças finalizando com fotos”, detalha Gal.

No contexto da visita, as crianças participarão de uma história em que Visconde de Sabugosa resolveu criar uma máquina capaz de produzir livros para todas as crianças do mundo, e para que qualquer pessoa consiga fazer seu próprio livro. Tio Barnabé e Narizinho descobrem o feito, mas Visconde pede segredo até sua grande invenção estar totalmente pronta. Porém a grande confusão acontece quando Visconde liga a máquina e descobre que algumas peças sumiram.

A boneca Emília entra na história para ajudar a desvendar o mistério junto com a turma e as suspeitas recaem sobre o Saci e a Cuca. Para descobrir o mistério, as crianças serão escaladas e visitaram estações para coletar pistas e histórias.

As escolas ou turmas interessadas poderão agendar visitas através dos telefones (14) 99799-3743 ou (14) 98258-1850. Famílias individuais também poderão visitar o local na sexta-feira, 11, mas os ingressos deverão ser comprados antecipadamente pelos mesmos contatos.

Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo é uma série de literatura fantástica, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato. A obra tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil do Brasil.

O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série, onde mora Dona Benta, uma idosa de mais de sessenta anos que vive em companhia de sua neta Lúcia, ou Narizinho como todos dizem, e a empregada, Tia Nastácia. Narizinho tem como amiga inseparável uma boneca de pano velho chamada Emília, feita por Tia Nastácia. Em um dos capítulos de Reinações de Narizinho, Emília começa a falar graças à pílula falante do Doutor Caramujo, um médico afamado do Reino das águas claras, um palácio que fica no fundo do ribeirão do sítio. Durante as férias escolares, Pedrinho, primo de Narizinho, passa uma temporada de aventuras no Sítio. Juntos, eles desfrutam de aventuras explorando fantasia, descoberta e aprendizagem.