< Voltar

Última sessão do ano da Câmara de Vereadores promete ser movimentada

Publicada dia 15/12/2018 às 10:21:42

ultima-sessao-do-ano-da-camara-de-vereadores-promete-ser-movimentada


Nesta segunda-feira, 17, acontece a última sessão ordinária de 2018 na Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, e apesar de nenhum projeto polêmico, a reunião promete ser tensa e longa. Isso porque além de serem votados os três projetos da pauta, sendo o orçamento do município em 2019 de quase R$ 160 milhões, bônus de R$ 500 para os integrantes do Conselho Tutelar e a liberação de verbas para algumas entidades, os vereadores também irão escolher o novo presidente da casa para os dois próximos anos e o futuro de João Marcelo Santos (DEM).

Presidência

Por enquanto apenas o nome de Luiz Antônio Tavares (PSB), Luizão da Onça, aparece como candidato declarado para a disputa da cadeira de presidente do legislativo.

Luizão não quis gravar entrevista, mas garantiu ser candidato, porém não revelou os outros integrantes de sua chapa. “Na segunda-feira eu falo, ganhando ou não eu dou entrevista, mas agora não tenho nada a dizer, todos sabem que sou candidato, e que tenho recebido apoio, mas prefiro esperar”, disse cauteloso.

Já o líder da bancada da situação se mostra bem mais otimista. “Todos já sabem que o nosso candidato é o Luizão, nossa bancada está unida em seu nome, tudo certo para ele ser nosso presidente para os próximos dois anos”, revelou Lourival Heitor (DEM).

Porém, o Atual apurou que a indicação do nome de Luizão, candidato indicado pelo prefeito Otacílio Parras Assis (PSB), não foi recebido bem por toda a sua base de governo.

Paulo Pinhata (MDB), não fez questão de esconder seu descontentamento. “Ainda não tem nada certo, todos os 13 vereadores querem ser presidente, eu se tiver apoio ainda posso lançar o meu nome”, exclamou. E ainda questionado se toparia ser o candidato da oposição, Pinhata não titubeou. “Claro, se eles acharem que eu sou um bom nome”, disse o vereador.

Por outro lado, a oposição faz bastante mistério, e não revela nenhum nome. “Gosto do nome do Luizão, mas ainda está muito cedo, vamos esperar até segunda-feira, muitas reuniões irão acontecer até lá”, resumiu Edvaldo Godoy (DEM).

Luciano Severo, opositor mais ‘ferrenho’ do governo, garantiu que a oposição irá apresentar um nome. “Não será uma eleição com candidato único, ainda vamos decidir, mas vamos apresentar um candidato com certeza”, concluiu.

A reportagem apurou que a oposição teria como ‘carta na manga’ o nome do atual presidente da casa Marco Valantieri (PR), pois o indicando para a reeleição, a oposição teria os votos necessários para vencer a situação. Um vereador da situação que pediu para não ter seu nome revelado garante que isso não vai acontecer. “Sem chances, o Marco reuniu-se com o prefeito nesta semana, e garantiu estar com nosso grupo”, disse.

Ficou claro que o fato de o nome de Luizão ter sido “colocado” pelo prefeito, incomodou até vereadores de sua base, então a eleição só deverá ser definida durante a sessão de segunda-feira.

João Marcelo

Ainda na mesma sessão será apresentada a defesa do vereador João Marcelo Santos (DEM). Marcelo Picinin, contratado pelo vereador para lhe defender, já se inscreveu para usar a tribuna.

João Marcelo, também advogado, é acusado de mover ações contra o município, o que é proibido por lei. O Atual apurou que antes mesmo de ouvir a defesa, os vereadores já decidiram optar pela abertura de uma Comissão Processante para investigar a situação.