< Voltar

Santa Cruz possui histórico de alto número de abstenções em eleições

Publicada dia 14/08/2018 às 16:49:02

Thaís Balielo

santa-cruz-possui-historico-de-alto-numero-de-abstencoes-em-eleicoes


O número de abstenções nas eleições é um problema que vem causando discussões no país. Em 2016, 25 milhões de eleitores não compareceram às urnas pelo país. Os motivos são diversos, mas especialistas acreditam que os principais deles são a desconfiança do eleitor para com a classe política e os inúmeros casos de corrupção dos partidos políticos.

Santa Cruz do Rio Pardo não foge à regra, em 2016 foram 7.530 eleitores aptos a votar que não compareceram, representando 21,84% do eleitorado da cidade. Em 2014, o número de abstenções foi de 7.491, representando 22,09%.

O chefe do Cartório Eleitoral de Santa Cruz, Flávio Roberto Oliveira, também acredita que o número alto de eleitores faltosos se deve à descrença na classe política. “O que é um erro, pois estão deixando para outra pessoa escolher o seu futuro”, argumenta.

Atualmente o número de eleitores aptos a votarem em Santa Cruz do Rio Pardo é de 34.917, sendo que 48,8% já realizaram o recadastramento e biometria. Em 2016 eram 34.480 eleitores aptos.

Flávio lembra que o recadastramento será retomado no dia 5 de novembro e que a partir de janeiro será obrigatório. Ele alerta que quem não realizar o recadastramento ao fim do prazo pode ter o título cancelado, o que acarreta uma série de problemas. A pessoa sem título não consegue abrir conta em banco, fazer inscrição em faculdade, nem ter acesso a benefícios sociais, retirar passaporte, e participar de concurso público.

Jovens

O cenário de descrença na política também tem atingido os jovens. O número de pessoas entre 16 e 17 anos que estão tirando o título de eleitor tem diminuído nos últimos anos. Atualmente existem 165 jovens menores de 18 anos aptos a votar em Santa Cruz. Em 2016 o número chegou a 276. Além deste número, em pesquisa informal entre jovens, a reportagem apurou que mesmo entre os que fizeram o documento, muitos não pretendem votar. Nesta faixa etária o voto é facultativo.