< Voltar

Políticos da região já se gabaram por títulos falsos de “melhores gestores”

Publicada dia 13/08/2018 às 13:09:37

Arquivo Pessoal

politicos-da-regiao-ja-se-gabaram-por-titulos-falsos-de-melhores-gestores


Políticos de toda a região de Santa Cruz do Rio Pardo já se gabaram por títulos de “melhores gestores” falsos. A falcatrua das empresas União Brasileira de Divulgação (UBD), que fica em Pernambuco, e Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, foi revelada pelo programa global Fantástico em sua edição de domingo, 5.

A reportagem mostrou a "qualidade" dessa premiação e chegou a comprar um título de um dos 100 melhores prefeitos do Brasil por R$ 1.480 para um jumento, do Rio Grande do Sul. O título é dado em uma cerimônia em hotéis que ficam, geralmente, em grandes cidades. Na véspera do evento, da UBD, em Recife, o repórter do Fantástico deu o dinheiro ao presidente da empresa e recebeu a medalha e o diploma do jumento. O presidente da união não sabia que estava sendo gravado.

Em nossa região, o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD) chegou a se gabar e utilizar o gráfico enviado pelo Instituto Tiradentes em suas redes sociais no último dia 15. “O prefeito Lucas Pocay receberá a ‘Medalha Alferes Tiradentes - Colar Ouro’ pela grande aprovação de seu governo. Mais uma premiação pela gestão que vem sendo realizada na cidade”, disse o político em suas redes sociais, que conta com mais de 25 mil seguidores. A imprensa da cidade também utilizou o gráfico para realizar reportagens positivas sobre o prefeito.

O vereador Caio Lima (PSC), de Ourinhos, foi além e utilizou as redes sociais oficiais da Câmara Municipal para divulgar o seu “alto desempenho”. “Agradeço muito a homenagem. Na verdade, aumenta minha responsabilidade em continuar trabalhando pelos ourinhenses. Minha missão é representar todas as pessoas, buscando sempre o bem coletivo”, disse o vereador na divulgação do resultado, em setembro de 2017.

Em Iaras, o vereador Cateto do Régis (PSDB), também utilizou os falsos gráficos para se promover em suas redes sociais no ano eleitoral de 2016. Em Marília, o vereador Marcos Custódio (PSC), postou em suas redes sociais agradecendo aos eleitores e se dizendo surpreso com o recebimento da medalha. “Eu jamais exerci meu mandato com intuito de receber homenagens, apenas busquei uma sociedade igualitária e justa”, disse o vereador na época.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, a secretária de comunicação da época, Nathalia Scarmen chegou a divulgar o gráfico no ano de 2017 nas redes sociais, mostrando os resultados obtidos pelo prefeito. Em 2018 Otacílio Parras Assis (PSB), recebeu o gráfico, mas não realizou divulgação.

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Rio Pardo também foi “vítima” do Instituto Tiradentes. Ao menos cinco vereadores receberam correspondências informando que seriam premiados.

O primeiro foi o vereador Murilo Costa Sala (SD). “Eu estranhei muito, pois ainda estávamos no início do mandato, por isso nem fui atrás e acabei arquivando o que me mandaram”, disse.

Murilo ainda comentou que o Instituto chegou a ligar para ele na câmara. “Me procuraram, mas como não houve interesse de minha parte nem falei com eles, mandei apenas agradecer”, afirmou.

Neste ano, mais três vereadores foram “premiados”, Edvaldo Godoy (DEM), Maura Soares (PSDB) e Paulo Pinhata (MDB). Os três garantem que não sentiram interesse em participar da cerimônia de entrega. “Além de ser bastante estranho, ainda me pediram R$ 600”, revelou Paulo Pinhata.

O presidente da câmara, Marcos Valantieri, também foi agraciado. “Recebi a proposta e um gráfico, pedi para um amigo ver a seriedade da premiação, mas nem fui mais atrás”, ressaltou o presidente do legislativo santa-cruzense.

Prêmio comprado

Alguns políticos da região foram além e não apenas divulgaram os gráficos recebidos gratuitamente como compraram a medalha e participaram da cerimônia de entrega com pompa e glória. Como é o caso do presidente da Câmara de Ourinhos e pré-candidato ao cargo de deputado federal, Alexandre Dauage. “Essa é a segunda vez que recebo a condecoração, que é entregue apenas para políticos que possuem ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados”, publicou em suas redes em 2017.

O vereador de Chavantes Nestor José de Oliveira (PP) também foi até São Paulo receber a medalha. Além dele, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré (PDT) participou da cerimônia representando o município e divulgando em suas redes. “Itajaí é ouro”, resumiu a legenda de sua foto segurando a medalha.

Até o fechamento desta edição, diversos políticos já haviam excluído suas postagens sobre estes prêmios das redes sociais. Nenhum deles informou quanto pagou pela premiação e principalmente, se foi pago com recursos próprios ou públicos.