< Voltar

Novo secretário de Educação garante que pasta não precisa de revolução

Publicada dia 23/01/2019 às 12:43:56

Jornal Atual

novo-secretario-de-educacao-garante-que-pasta-nao-precisa-de-revolucao


Graduado em letras, filosofia, pedagogia e história, com especializações em educação e ensino de filosofia, mestrando em educação básica na Unesp de Bauru, coordenador na Etec de Santa Cruz por uma década, onde também é professor, é a formação de Francis Pegorer Godoi, novo secretário de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo.

Francis conversou com o Atual, e contou como foi receber o convite e os seus planos a partir de agora.

Atual - Qual foi a sua reação ao receber o convite?

Francis - Quando eu fui conversar com o prefeito eu já estava esperando o que seria, pois o Renan (secretário de Comunicação) já havia me ligado e me questionado sobre a possibilidade de eu pedir o afastamento do Centro Paula Souza, e como a pasta da educação estava vazia, imaginei que seria isso.

A – Você aceitou de imediato?

F - O prefeito me fez o convite, falou do projeto para esses dois anos que faltam do mandato dele, das ideias, salário e tudo mais, pedi um tempo para pensar e no final de semana conversei com os familiares e amigos, e todos me incentivaram, então aceitei o convite.

A - Quando você assume?

F - Estamos aguardando o meu desligamento do Centro, já foi encaminhado o ofício para a Casa Civil do Estado, mas sabemos que como é começo de novo governo no Estado, e algumas mudanças também estão acontecendo na Casa Civil pode enrolar um pouco, mas acredito que saia rápido e aí sim de imediato assumo.

A - O que o prefeito te pediu?

F - Ficou bem claro, e também tenho essa concepção que não precisa nada de revolucionário, a educação de Santa Cruz está andando, se a gente olhar os índices do IDEB que é o norte da educação básica, Santa Cruz está bem, várias escolas já passaram a pontuação sete. O prefeito pediu uma sacudida, algo novo, e já conversei com a Silvia (Gazzola) e o pessoal da Secretaria, e falei para eles que minha vontade é ser um pingo de tinta em copo da água, dar um pouco de cor, um pouco de ânimo, e trazer coisas novas, como estou na Unesp em Bauru, posso trazer novas ideias.

A - E os seus planos?

F - Já andei dando uma olha na parte da informatização da Secretaria, a questão do incentivo ao professor de uma educação continuada, incentivo aos professores, à formação didática dos professores, nós temos convênio com o sistema Anglo, exigir a formação para esses professores, visando sempre o bem de todos, para a educação acontecer todo mundo tem que estar satisfeito e sabendo bem o seu papel, professor, aluno e gestão, temos que esquecer o eu e pensar em todos. A intenção é mostrar que não existe um lado só, precisa da colaboração de todo mundo, e que o foco principal é o aluno.