< Voltar

Formação de comissões na Câmara gera discussão e Neves abandona reunião

Publicada dia 14/01/2019 às 12:40:37

Claudio Antoniolli

formacao-de-comissoes-na-camara-gera-discussao-e-neves-abandona-reuniao


Na última quarta-feira, 09, os vereadores de Santa Cruz do Rio Pardo se reuniram no prédio do legislativo para formar as comissões internas, entre elas a de Orçamento e Finanças e de Justiça e Redação, se não as mais importantes, ao menos as mais atuantes, pois as duas comissões emitem pareces de todos os projetos que entram na casa.

A reunião foi bastante tranquila em quase toda a sua totalidade, o clima esquentou no final, quando o vereador Cristiano Neves (PSB) não gostou da indicação de Lourival do Raio-X (DEM), como presidente da Comissão de Ética. Lourival não estava presente, e a indicação foi feita pelo seu companheiro de partido, João Marcelo Santos (DEM).

Neves tentou argumentar, e indicou o nome de Luciano Severo (PSB), diante da negativa de João Marcelo, Cristiano se irritou. “Vocês estão de brincadeira, querem comandar todas as comissões”, falou antes de abandonar a reunião e ir embora.

A revolta pareceque surtiu resultado, pois na sequência aconteceu um acordo e Luciano Severo ficou com a presidência da Comissão de Ética. “Precisávamos formar as comissões, pois se houver a necessidade de uma sessão extraordinária não seria possível sem as comissões, felizmente houve o consenso entre todos, e agora já estamos preparados” comentou o presidente Paulo Pinhata (MDB).

Pinhata revelou que ao menos por enquanto não existe a expectativa de uma sessão extraordinária. A primeira sessão ordinária de 2019 está programada para o dia11 de fevereiro.

Pode mudar

O Atual apurou que o Procurador Jurídico da Câmara, João Luiz de Almeida, orientou o presidente Paulo Pinhata esperar mais um pouco antes de oficializar as comissões. No entender do advogado o Regimento Interno da Casa pode não ter sido respeitado, pois nem todos os líderes de partidos participaram da reunião. O Procurador deve apresentar um parecer para o presidente nos próximos dias.

Confira como ficaram as comissões:

Justiça e Redação: João Marcelo (Presidente) – Marcos Valantieri e Luciano Severo

Finanças e Orçamento: Lourival do Raio-X (Presidente) – Cristiano Miranda e Luciano Severo

Educação e Saúde: Joel Araújo (Presidente) – Lourival do Raio-X e Marcos Valantieri

Obras e Serviços Públicos: Maura Macierinha (Presidente) – Cristiano Miranda e Lourival do Raio-X

Comissão de Ética: Luciano Severo (Presidente) – Lourival do Raio-X e Luizão da Onça